Força Aérea Indiana planeja adquirir ainda mais Su-30MKI

Por volta de 2017 a força aérea Indiana estará operando praticamente 3 , senão 4  tipos de aeronaves de caça, sendo estas 245 SU-30MKI, algumas centenas do seu genuíno projeto de caça leve LCA-Tejas e cerca de 126 caças MMRCA,do qual concorrem o SAAB Gripen, o Dassault Rafale, Eurofighter, Mig-35, Lokheed Martin F-16 e Boeing F18. Isto tudo sem contar que por volta desta data estima-se, estejam entrando em operação o seu  caça de 5ª geração, PAK FA, o qual está sendo desenvolvido em parceria com a Rússia.

Todo este poder somado certamente tornará aquele gigante BRIC na terceira ou quarta potência Aérea do planeta nos próximos 20 anos. Entretanto, não bastasse todo este poderio alinhado de máquinas totalmente novas e de fator tecnológico militar explendido,  a nação Indo asiática quer mais e planeja produzir ainda mais modelos do caça SU-30MKI, assim como revitalizar os modelos mais antigos.

Os novos aviões deverão receber um radar N011M Bars e um motor idêntico ao do SU-35, assim como um novo datalink. Os números ainda são desconhecidos, entretanto, estima-se que a fForça Aérea Indiana esteja pretendendo pelo menos 60 novos SU-30 MKI * (* Versão Atualizada) o que dariam um reforço significativo para aquela força aérea.

Índia e China disputam a liderança no pacífico e os recentes incidentes com o seu problemático vizinho, o Pakistão, forçaram este reforço ainda mais robusto de suas forças militares, a nação se prepara para ser uma das maiores potências do globo, sem no entanto se descuidar do seu potencial militar que como vemos, cresce lado a lado com a sua economia e influência.

Fonte: Plano Brasil adaptado de Defense Industry daily