Defesa & Geopolítica

Jatos sauditas atacam rebeldes iemenitas

Posted by

Forças rebeldes separatistas iemenitas sofreram contínuos ataques aéreos por jatos F-15 e Tornado da Arábia Saudita nas últimas 72 horas, com a rede de TV árabe Al-Jazeera informando que uma única posição dos rebeldes foi atingida por cerca de 100 mísseis lançados pelas aeronaves, no espaço de apenas uma hora! Os separatistas, da tribo Huthi, acusam o governo saudita de dar apoio ao regime do Iêmen, composto por um governo muçulmano sunita. Além dos ataques aéreos, forças terrestres sauditas foram mobilizadas e deslocadas para a fronteira com o Iêmen, em posição para uma possível incursão no território do país vizinho, havendo relatos não-confirmados de que tropas sauditas já teriam penetrado no Iêmen ontem.

Fontes militares sauditas em Riyadh declararam que os bombardeios visaram grupos rebeldes que haviam ocupado uma área fronteiriça já em território saudita, tendo morto pelo menos um soldado saudita ontem. Em resultado dos ataques aéreos, os informes sauditas alegam que teriam sido mortos pelo menos 40 rebeldes, e liberada a área por eles ocupada. “Depois do que houve ontem (05), é claro que eles perderam contato com a realidade e chegou-se a um ponto do qual não há retorno. Eles tem de ser acabados”, disse hoje um oficial saudita.
O governo iemenita havia lançado em agosto ultimo a Operação “Scorched Earth”, para debelar a rebelião liderada pela tribo Huthi, e grupos humanitários alegam que os combates provocaram a fuga de cerca de 150.000 pessoas da região em luta, onde os enfrentamentos tiveram início em 2004.

Fonte: Revista ASAS

Comments are closed.

shared on wplocker.com