Marinha de Israel intercepta navio carregado com armas


JERUSALÉM – Israel informou nesta quarta-feira que a Marinha do país interceptou um navio de contêineres no Mediterrâneo que levava foguetes destinados ao grupo libanês Hezbollah.

A embarcação foi levada para um porto israelense. Informações divulgadas pela mídia de Israel afirmaram que o armamento foi fornecido pelo Irã.

“Havia (foguetes) Katyusha, cujo propósito é atingir civis”, disse o vice-ministro da Defesa Matan Vilnai à Rádio do Exército.

Ele não deu detalhes sobre a quantidade de armamento existente no navio e expressou dúvidas sobre se a tripulação sabia que as armas estavam a bordo.

Questionado se o carregamento tinha como destino o Hezbollah, Vilnai disse: “Sim. Isso fortalece (o grupo) e aumenta a capacidade dele de atingir a longo alcance dentro de Israel”.

O Hezbollah disparou quase 4 mil foguetes contra Israel numa guerra em 2006 e autoridades israelenses afirmam que o grupo vem se rearmando desde o conflito de 34 dias.

Uma porta-voz militar israelense disse que a Marinha “avistou, durante checagens de rotina, um navio cargueiro levando a bandeira de Antígua a 100 milhas (160 quilômetros) da costa israelense”, disse uma porta-voz militar.

“Eles suspeitaram que ele carregava armas e, depois de uma inspeção inicial, munições foram encontradas. O navio foi levado ao litoral”, disse a porta-voz.

O correspondente para assuntos militares da Rádio Israel identificou o navio como o Francop, uma embarcação de 137 metros que transporta contêineres, e afirmou que ele está agora atracado no porto de Ashdod, ao sul de Tel Aviv

A emissora de TV israelense Channel 10 disse que Israel tinha informações antecipadas sobre o navio. Fontes militares afirmaram que comandos navais abordaram a embarcação em águas internacionais.

O Ministério da Defesa israelense disse que o navio foi abordado próximo do Chipre.

Em comunicado oficial, o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, disse que o armamento tinha como destino “a arena terrorista no norte”, numa aparente referência ao Hezbollah.

Em outra nota, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que as armas encontradas poderiam ter “atingido cidades israelenses”.

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

  1. E a segunda vez q isso ocorre, obtendo essa vantagem , só q derepente , passaram + de um com + misseis de longo alcance etc, etc…ñ tem jeito, sempre vaza alguma carga, é talvez a + esperada e q pode decidir, p causar mt baixas…a guerra virá, o negocio é saber o quando .Depende mt da atitude dos mesmos com relação aos palestinos , sirios (Golan )….

Comentários não permitidos.