AFF 447: Franceses verão homenagem a vítimas no Rio

PARIS – O secretário de Estado da França para a Cooperação, Alain Joyandet, e o presidente da Air France, Jean Cyril Spinetta, assistirão no próximo sábado no Rio de Janeiro a uma cerimônia em memória das 228 vítimas do acidente envolvendo o voo 447 da companhia aérea. O Airbus A330 da Air France seguia do Rio com destino a Paris quando caiu no Oceano Atlântico, em 31 de maio deste ano.

Um dia antes da cerimônia, na sexta-feira, Joyandet e Spinetta receberão, no Rio, as famílias europeias das vítimas da tragédia. Entre os 216 passageiros e 12 tripulantes da aeronave, 59 eram brasileiros e 169, estrangeiros – dos quais 72 franceses.

“Joyandet transmitirá uma mensagem de apoio às famílias, que se reunirão no sábado diante de um monumento em memória do acidente”, afirmou uma fonte da Secretaria de Estado da França. Também serão lançadas flores no Oceano Atlântico, gesto já realizado pela Marinha do Brasil.

INVESTIGAÇÃO

As caixas-pretas do avião ainda não foram encontradas. O Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil da França (BEA) ainda não estabeleceu as causas do acidente. Relatório do órgão deve ser publicado em dezembro pela instituição. O organismo já afirmou que medições de velocidade incorretas, fornecidas pelas sondas (sensores) pitot do avião, podem ter desempenhado um papel na catástrofe, mas não foram a causa da queda.

Comitiva francesa responsável pelo inquérito do acidente esteve por 15 dias no Brasil no mês passado. Os investigadores visitaram Brasília, Rio, São Paulo e Recife, onde foi feita a identificação dos 50 corpos resgatados.

Fonte: NOTIMP