Flanker para o Equador ?

O presidente equatoriano Rafael Correa irá a Moscou para discutir compra de armas, em especial a compra de vários helicópteros e sistemas de defesa aérea incluindo no pacote mísseis IGLA. Fontes militares equatorianas dão conta que deverá ser formalizada à compra de mais dois helicópteros Mi-17 que devem se juntar as três outras aeronaves recebidas ano passado.

Fontes ligadas a Rosoboronexport dão conta que espera-se que o Equador efetive a intenção de compra de seis caças Sukhoi Su-30MK2 Flanker (com opção de mais seis) o que elevaria o “pacote” de financiamento para mais de 200 milhões de dolares.



Mas tanta cortesia por parte dos russos tem um preço. Os Russos esperam que o Equador reconheça a independência da Abkhazia e Ossétia do Sul (regiões antes pertencentes a Geórgia). Uma fonte do Ministério Russo de Negócios Estrangeiros disse que o Equador deverá anunciar oficialmente a sua posição durante a visita do Presidente Equatoriano.

Fonte: Blog do Vinna

2 Comentários

  1. A declaração de associação estratégica que assinaram nesta quinta-feira, a Rússia e o Equador reforça as relações entre Moscou e a América Latina.

    Os Estados Unidos exercem uma influência cada vez mais forte nos países da ex- União Soviética, sobretudo na Geórgia, portanto é totalmente normal que a Rússia faça o mesmo na América Latina.

    Mas o Kremlin não é o único que tenta seduzir Correia e Chávez. O Irã e a China multiplicaram os investimentos nos enormes recursos energéticos sul-americanos.

Comentários não permitidos.