Exército quer duplicar alistamento militar no Amazonas

General diz que a meta é ampliar o atendimento anual de 25 mil para 50 mil pessoas

O Exército brasileiro decidiu duplicar o alistamento militar no Amazonas. A mesma iniciativa também vai regularizar a situação dos quem tem mais de 18 anos e perderam o prazo para se alistar, além de servir de exemplo para que a situação seja acompanhada em outros territórios da Amazônia.

Trata-se no serviço de alistamento militar oferecido nos postos de PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão), que está sendo oferecido pelo Exército no Estado, com apoio do governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

Segundo o general de divisão Marco Aurélio Costa Vieira, a meta é ampliar o atendimento anual de 25 mil para 50 mil atendimentos. Quem tiver perdido o prazo de alistamento poderá regularizar pagando multa simbólica de até R$ 3,00. Vieira disse que a iniciativa é inédita e resultou da necessidade de superar problemas decorrentes da diminuição do alistamento.

– Sabemos que o alistamento inferior ao efetivo de jovens em idade hoje exigida tem a ver com as distâncias e dificuldades de deslocamento dentro da região e é isso que precisamos resolver.

O projeto piloto para alistamento militar nos PACs do Amazonas foi implantado em novembro do ano passado na zona leste de Manaus (a maior da cidade) e no município de Manacapuru – localizado a cerca de 84 quilômetros de Manaus. Juntas, as duas unidades já atenderam mais de 10 mil jovens.

Nesta semana foram inaugurados três pontos de atendimento nas zonas norte, oeste e centro-oeste da capital. Outros Estados da região têm demonstrado interesse em implantar o serviço. Todos os anos, o Brasil tem em média 1,6 milhão jovens que se apresentam para o serviço militar.

Fonte: NOTIMP

6 Comentários

  1. oi gostaria de saber quem está cursando o 1ª científico eu tenho 17 e 1 mês. Posso me alistar, estarei agurdando suas respostas e obrigado pela sua atenção

  2. quero cervir no amasonas voluntario para todas as misoes….eu cervi no decimo de cavalaria mecaniosada rejimento antonio joao.poso cervir novamente?

  3. eu quero e vou servi o exercito brasileiro e quero ir para a Amazonia! eu tenho apenas 14 anos de idade, porem os meus sonhos são grande. A minha vontade e sonho e estar no Exercito e estar no Amazonia quero ajudar no que for.

  4. servir o exercito brasileiro com muito orgulho, mim dediquei o maximo, mas, não fiquei por mas tempo. Hoje penso em retornar as forças armadas, como sargento ou oficial. só tenho mas um ano para entrar como tenente. Tenho apenas 20anos… abraço para todos da forças armadas, mim esperem!!!

Comentários não permitidos.