Marinha assina Termo de Cooperação para construção de Lanchas-Escola

https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/emgepron/Imagens/prototipo_lancha.jpg

No dia 28 de outubro de 2009, a Diretoria de Engenharia Naval (DEN) assinou Termo de Cooperação técnica com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a construção de seiscentas Lanchas-Escola para atender ao Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. A realização do objeto convencionado será regida pelos dispositivos legais que regulamentam a execução e a gestão de dotações orçamentárias descentralizadas entre órgãos e entidades da administração federal, neste caso, do FNDE para a Marinha do Brasil (MB).

O objetivo, como consta no Termo de Compromisso firmado em 15 de julho deste ano, entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa, com a interveniência do FNDE e da MB, é a produção inicial de 1500 Lanchas-Escola, com meta final prevista de 3000 lanchas, que serão destinadas aos estados, Distrito Federal e municípios, especialmente localizados nas áreas ribeirinhas da região Norte, para o atendimento dos alunos da Educação Básica pública, transportados da Zona Rural.

A decisão pela construção das Lanchas-Escola da primeira fase do Programa, nas Bases Navais, se coaduna com a política governamental de mútua cooperação entre o Ministério da Educação e o Comando da Marinha no incentivo à construção naval, aproveitando a capacidade industrial disponível em suas Bases Navais, que será utilizada para produção das embarcações pretendidas pelo FNDE.

As lanchas serão construídas a partir de um projeto desenvolvido pela Base Naval de Val-de-Cães, da seguinte forma: trezentas na Base Naval de Val-de-Cães, duzentas na Base Naval de Natal e cem na Base Naval de Aratu.
O Termo de Cooperação, ora assinado, terá duração total de 2 anos e 4 meses, sendo que 180 lanchas estão com sua entrega prevista para 2010, 360 lanchas para 2011 e as últimas 60 lanchas para 2012.
Principais características das Lanchas-Escola:

  • Comprimento total: 7,30m;
  • Boca moldada: 2,20 m;
  • Material: alumínio Naval;
  • Calado: 0,35 m;
  • Motorização: Motor de popa com potência de 90hp;
  • Deslocamento leve de projeto: 1,2 t;
  • Tanque de gasolina:100 litros; e
  • Capacidade de passageiros:20

Fonte: Poder Naval

1 Comentário

  1. É bom correr atrás do prejuizo, pois a “patria ” está na lingua.O crescimento do pais passa ogbrigatóriamente pela educação…e lá está o futuro, em td as áreas, minero,ciência e pessoas..são os únicos q crescem no pais, é estão esquecidos pelos poderes constituidos.

Comentários não permitidos.