AF 447:Buscas pelo AF 447 serão retomadas em 2010

http://airlinersgallery.files.wordpress.com/2009/06/air-france-a330-200-f-gzcp-75apr-dxb-pdnlr.jpg

As operações de busca das caixas-pretas do avião da Air France que caiu no Atlântico com 228 pessoas a bordo, serão retomadas em 2010. A informação foi dada nesta quarta-feira por autoridades francesas responsáveis pela investigação sobre o acidente que participaram de reunião no Câmara dos Deputados.

Paul-Louis Arslanian, ex-membro do BEA (Escritório de Investigação e Análise) do governo francês, disse em audiência da Comissão de Viação e Transportes da Câmara que ainda não há elementos suficientes para esclarecer as causa do acidente envolvendo o Airbus A330 que partiu do Rio de Janeiro rumo a Paris em 31 de maio.

Foram resgatados 50 corpos do oceano, sendo que 20 eram de brasileiros -12 homens e oito mulheres– e os outros 30 de estrangeiros, sendo 13 homens e 17 mulheres. Restos da aeronave também foram localizados, mas as caixas-pretas, que, segundo Arslanian poderiam esclarecer as causas do acidente, não puderam ser localizadas. Nas buscas, foi utilizado um submarino nuclear que pode alcançar até 5.000 metros de profundidade.

O especialista francês afirmou que, com a informação disponível, foi estabelecido que o avião registrou “velocidades divergentes” e caiu no oceano “com um forte aceleração”, mas esclareceu que isso é pouco para determinar o que aconteceu.

Também participaram da audiência representantes da Airbus, que mostraram as medidas tomadas pela companhia para evitar novos acidentes. Entre elas, a substituição de equipamentos de medição de velocidade, citados entre as possíveis causas do acidente. A diretora da Air France no Brasil, Isabelle Birem, disse que o processo de indenização aos parentes das vítimas se desenvolve em cooperação com o Ministério da Justiça do Brasil e que um total de R$ 45.400 já foi dado a cada família.

Fonte: Jetsite