Estados Unidos anunciam a venda de mais helicópteros Super Cobra para a Turquia

O embaixador dos Estados Unidos na Turquia, James Jeffrey, informou na última sexta-feira (23) que seu país concordou em fornecer um lote adicional de helicópteros de ataque Bell AH-1W Super Cobra para as Forças Armadas Turcas.

Jeffrey não quis fazer nenhum comentário sobre a quantidade de aparelhos, valores de contrato e prazos de entrega. Porém, sabe-se que no início deste ano o governo turco solicitou aos Estados Unidos a liberação de uma venda de 10 Super Cobra a um custo estimado em US$ 1,5 bilhão, com a finalidade de reforçar a capacidade das Forças Armadas do país na luta contra militantes do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

A solicitação turca e a liberação de Washington são indícios conclusivos de que Ancara abandonou as negociações com a Rússia envolvendo o helicóptero de ataque Mil Mi-28 Havoc.

Os AH-1W Super Cobra irão operar provisoriamente, até que o T129, desenvolvido a partir do A129 Mangusta, da Agusta Westland, entre em serviço nos próximos cinco anos.

O Exército Turco recebeu anteriormente um lote de 12 AH-1W Super Cobra. Seis deles foram perdidos em acidentes ou irremediavelmente danificados em combate.

Fonte: Tecnologia&Defesa