Aeronave da FAB desaparece entre Acre e Amazonas

O Comando da Aeronáutica informou que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na manhã desta quinta-feira, quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul, no Acre, e Tabatinga, no Amazonas. Não há informações de quantos tripulantes estavam a bordo.

De acordo com a FAB, a aeronave decolou às 8h30, horário local, e deveria pousar em Tabatinga às 10h15. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB estariam realizando as buscas.

De acordo com a Aeronáutica, a C-98 Caravan é desenvolvida para o transporte de pequenas cargas e passageiros em pequenas distâncias. A aeronave tem capacidade para um tripulante e 14 passageiros, atinge velocidade máxima de 341 quilômetros por hora e pode voar por 2.000 quilômetros sem interrupções.

Google Maps

Mapa indicando o local de partida, Cruzeiro do Sul, e a previsão de chegada, Tabatinga

“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu hoje (dia 29), pela manhã, quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave decolou às 8h30, horário local, e deveria pousar em Tabatinga às 10h15. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram na região e iniciaram as buscas.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica”

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

  1. Índios encontram avião desaparecido na Amazônia, diz FAB
    Integrantes da tribo Matis informaram à Funai; fonte do governo afirma que 9 dos 11 passageiros sobreviveram

    SÃO PAULO – O Comando da Aeronáutica informou no começo no fim da manhã desta sexta-feira, 30, que integrantes da tribo Matis dizem ter encontrado o avião que estava desaparecido na Amazônia. Os índios notificaram à Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre a aeronave C-98. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), há relato de sobreviventes. Uma fonte do governo afirma que nove dos 11 tripulantes estão vivos.

    Segundo as informações preliminares, a aeronave encontra-se em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (tribo dos Matis) e Rio Novo (tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente Javari. O Comando da Aeronáutica iniciou, imediatamente, uma operação para o resgate, envolvendo as aeronaves que já estavam encarregadas nas buscas.

    O C-98 Caravan desapareceu durante um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM), com 11 pessoas a bordo, 58 minutos depois de ter decolado. De acordo com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os colaboradores foram designados para realizar ações de imunização em cerca de 3,7 mil indígenas de 40 aldeias no Vale do Javari, no Amazonas.

    A tripulação era composta pelo primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, segundo-tenente José Ananias da Silva Pereira; suboficial Marcelo dos Santos Dias; e primeiro-sargento Edmar Simões Lourenço. Já a equipe da Funasa era formada pela enfermeira Jositéia Vanessa de Almeida e pelos técnicos João de Abreu Filho, Diana Rodrigues Soares, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre, Marina de Almeida Lima.

    Durante a madrugada, sete helicópteros e um avião fizeram buscas na rota que a aeronave faria, mas não encontrou nada. Nem mesmo uma varredura térmica, feita pelo avião R-99 teve sucesso.

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,indios-encontram-aviao-desaparecido-na-amazonia,458968,0.htm

Comentários não permitidos.