Navantia batiza segundo navio POVZEE da Marinha Venezuelana

O estaleiro espanhol Navantia batizou na última segunda-feira (26), em suas intalações de Puerto Real, o segundo exemplar do navio Patrulheiro Oceânico de Vigilância de Zona Econômica Exclusiva (POVZEE) para a Marinha da Venezuela. A nova embarcação recebeu o nome de Warao.

Estiveram presentes na cerimônia o comandante geral da Marinha Venezuelana, Carlos Aniasi, o embaixador da Venezuela na Espanha, Julián Isaís Rodriguez, o chefe da missão naval da Venezuela na Espanha, almirante Padrón, o presidente da Navantia, Aurélio Martinez e o diretor do Estaleiro São Fernando – Puerto Real, Fernando Miguélez.

O POVZEE Warao foi encomendado em novembro de 2005, juntamento com os outros três e sua construção foi iniciada em setembro de 2008.

Além da vigilância e proteção das zonas econômicas exclusivas, os POVZEE venezuelanos são capazes de desempenhar missões de proteção ao tráfego marinho, defesa de interesses estratégicos, operações de busca e salvamento, auxílio a outras embarcações, atividades humanitárias, controle de contaminação e obtenção de informações de inteligência operativa ou do meio ambiente, defesa de superfície e guerra eletrônica passiva.


Carácteristicas Técnicas dos POVZEE:

Comprimento total:                                      98,9 metros
Largura máxima:                                           13,6 metros
Altura do mastro com relação ao deck principal: 7,2 metros
Calado de projeto:                                        3,80 metros
Deslocamento:                                             2.200 toneladas
Número normal de tripulantes:                        35
Velocidade máxima:                                      25 nós

Fonte: Tecnologia&Defesa

1 Comentário

  1. Quando um país na américa do sul se arma, é do interesse do BRASIL, a questão é estamos militarmente preparados e ou nos preparando? Os ianks estão em nossos mares e em apiay , a 100 km de Mato Grosso. Atenção neles srs.

Comentários não permitidos.