Crise em Honduras: Honduras apresenta queixa contra o Brasil no Tribunal de Haia

O governo interino de Honduras apresentou nesta quarta-feira uma queixa contra o Brasil no Tribunal Internacional de Justiça Haia, alegando intervenção em assuntos internos do país.

“O governo se reserva o direito de solicitar à Corte a adoção de medidas cautelares a menos que cessem as atividades ilegais do governo brasileiro, que alteraram a ordem pública em Honduras e que representam uma ameaça ao desenvolvimento pacífico do processo eleitoral do país”, disse a nota da divulgada pelo ministério das Relações Exteriores do governo interino hondurenho.

Ainda segundo a nota, o governo de fato poderia ainda solicitar uma indenização ao Brasil “por danos causados” pelo fato de o país ter permitido a presença em sua embaixada em Tegucigalpa do presidente deposto, Manuel Zelaya, desde o dia 21 de setembro.

A assessoria de imprensa do Itamaraty disse não ter conhecimento oficial da queixa, mas acredita que “uma solicitação do governo golpista não teria como prosperar por falta de legitimidade. O tribunal da ONU representa apenas governos legítimos”.

Estados Unidos

Nesta quarta-feira, o principal representante de Zelaya nas negociações com o governo interino, Manuel Mesa, disse que o diálogo está paralisado.

“Entendo que o diálogo será reativado na medida em que exista disposição para resolver o tema que está pendente, que é precisamente o da restituição de Zelaya”, disse ele após encontro com o enviado da Organização dos Estados Americanos (OEA), Victor Rico.

Rico deve encontrar-se ainda nesta quarta-feira com o secretário-assistente para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA, Thomas Shannon – nomeado para ser embaixador no Brasil, mas ainda aguardando aprovação do Senado americano.

Shannon e outros dois funcionários do departamento de Estado americano chegaram nesta quarta-feira em Tegucigalpa para uma visita de dois dias na qual vão tentar encontrar uma saída para a crise política do país.

Segundo um porta-voz do Departamento de Estado, Shannon pedirá “flexibilidade” a Zelaya e Micheletti para resolver o impasse, antes das eleições marcadas para 29 de novembro.

Também nesta quarta-feira, a polícia hondurenha denunciou um suposto plano da “esquerda radical” para assassinar e sequestrar empresários e militares do país.

Mas a polícia não relacionou a descoberta aos recentes acontecimentos políticos do país e aos assassinatos recentes de um coronel do Exército hondurenho e de um sobrinho do presidente interino, Roberto Micheletti.

Fonte: BBC Brasil

2 Comentários

  1. Realemte é um totnto…vai dar em nada, pela sua ilegitimidade , tomou o poder e um ilegal.A OEA condenou o golpe…vamos ver quantos burros tem na corte de Haia,,bush nem foi chamado a depor pela invasão criminosa do irak..td é possível .

  2. O presidente do governo de fato de Honduras, Roberto Micheletti, aceitou na noite de quinta-feira (29/10) um acordo para restituir o presidente deposto Manuel Zelaya ao poder, com uma consulta prévia do Congresso, o que significaria o primeiro golpe de Estado que se reverte na América Latina.

    Zelaya declarou “satisfação e otimismo” com o “processo histórico”, que significa o “retorno da democracia no país e facilita a reconciliação nacional pós quatro meses de crise”. “Estamos fazendo escola”, comemorou diante da imprensa na embaixada do Brasil, onde está refugiado desde que retornou ao país clandestinamente em 21 de setembro.

    Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/10/30/mundo,i=151651/MICHELETTI+ACEITA+ACORDO+QUE+PODE+RESTITUIR+PODER+A+ZELAYA.shtml

Comentários não permitidos.