BRUXELAS – O porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), James Appathurai, recebeu nesta quarta-feira com satisfação o anúncio do aumento de tropas britânicas no Afeganistão, e mostrou sua confiança em que os outros aliados sigam seu exemplo.
- Grã-Bretanha aumenta presença militar no Afeganistão
- Zapatero promete a Obama “grande contribuição” no Afeganistão
- Obama deve enviar mais 13 mil soldados ao país, diz jornal
“O Afeganistão é um trabalho de equipe, e não só o Reino Unido, mas todos os aliados terão que ver como podem contribuir mais para o treinamento e equipamento das forças de segurança afegãs”, disse o porta-voz, em entrevista coletiva.
A Otan iniciará no final deste mês uma missão de treinamento para a polícia e o Exército afegãos, dentro do processo de progressiva “afeganização” da segurança no país.
Tanto para esta missão de treinamento quanto para as outras operações da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), a Otan reivindica aos aliados mais esforços.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, decidiu hoje aumentar de 9 mil para 9,5 mil o número de militares de seu país no Afeganistão, mas o reforço será condicionado a que haja uma mobilização equitativa entre os aliados.
2 Comments