Thales Australia Ltd apresenta novo 4×4 protegido

Por Victor M. S. Barreira

A Thales Australia Land & Joint Systems Ltd, empresa do Grupo francês Thales, conhecida por seus blindados 4×4 tipo MRAP (Mine Resistant Ambush Protected) BUSHMASTER IMV em serviço na Austrália, Holanda e Reino Unido, apresentou um novo veículo 4×4 leve e altamente protegido. Designado de HAWKEI, o blindado tem peso estimado de 7 toneladas e é capaz de transportar até seis soldados totalmente equipados. Sua velocidade máxima pode atingir os 110 km/h e sua autonomia situada nos 1000 km. No desenvolvimento do 4×4, participaram entre outras empresas a Plasan Sasa Ltd, a Boeing Defence Australia Ltd e a PAC Group.

Como outros blindados existentes no mercado, este pode ser dotado com uma torre remotamente operada equipada com uma metralhadora pesada de 12.7 mm, um sistema de lançamento de granadas de 40 mm ou simplesmente um suporte para peças de 7.62 mm, 12.7 mm ou 40 mm.

O novo veículo integra a proposta da empresa ao programa LAND 121 Phase 4 do Departamento de Defesa Australiano, que visa a aquisição de blindados leves para substituição dos Land Rover Perentie 110 GS, em serviço nas versões 4×4 e 6×6.

Além de ser candidato ao programa australiano, o HAWKEI poderá vir a concorrer no projeto Inglês LPPV (Light Protected Patrol Vehicle), cujas ofertas dos concorrentes serão recebidas durante o mês de outubro pela DE&S (Defence Equipment & Support). Os testes operacionais dos veículos selecionados para a fase seguinte do programa terão início em Janeiro de 2010.

Fonte: tecnologia&Defesa

1 Trackback / Pingback

  1. Novas imagens do Hawkei Light Protected Vehicle Australiano « PLANO BRASIL

Comentários não permitidos.