Otan sofre piores baixas no Afeganistão desde 2008

Oito soldados americanos e dois afegãos morreram neste domingo no pior ataque a tropas da coalizão da Organização do Tratado Norte (Otan) no Afeganistão desde 2008, segundo informações oficiais.

Uma nota da Otan afirma que a batalha aconteceu na província do Nuristão, no extremo leste do país, depois que bases militares foram atacadas.

O Talibã admitiu a autoria do ataque, e segundo testemunhas, teria sequestrado ainda um chefe da polícia e outras autoridades.

A violência tem se agravado no leste do país com o reforço de insurgentes que abandonaram do sul afegão.

O comunicado da Otan diz ainda que a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) foi atacada por uma milícia tribal, que teria lançado os ataques de um vilarejo e de uma mesquita da região.

Acredita-se que o ataque tenha ocorrido no distrito de Kamdesh ao longo de várias horas.

Cerca de 300 militantes teriam atacado uma base ao pé de um morro, e em seguida, subido até o destacamento americano que fica mais ao alto, em um ataque em duas frentes, segundo uma autoridade local.

Um porta-voz da Otan classificou a operação de “ataque complexo em uma área difícil”.

Caças americanos reagiram com um ataque aéreo.

“As forças de coalizão repeliram o ataque eficientemente e provocaram pesadas baixas ao inimigo, enquanto oito soldados da Isaf e dois da Força Nacional de Segurança do Afeganistão morreram”, afirma a nota oficial.

Talebã

Este foi o ataque mais mortal sofrido pela Otan e afegãos desde agosto de 2008, quando dez soldados franceses morreram em uma emboscada na província de Cabul.

Zabihullah Mujahid, que se identificou como porta-voz do Talebã, afirmou que o grupo está por trás do ataque.

O governador da província, Jamaluddin Badar, confirmou que integrantes do governo, entre eles o chefe de polícia, foram sequestrados pelos extremistas.

A província do Nuristão tem um terreno muito acidentado, o que facilita emboscadas e ataques de guerrilha do Talebã. A área também é usada há anos como ponto de passagem de guerrilheiros que chegam do Paquistão.

A instabilidade no país se agravou com as incertezas em torno das eleições de agosto, cercadas de alegações de fraudes.

O comandante da Otan no país, responsável por mais de cem mil homens, o general americano Stanley McChrystal, classificou a situação de “grave” e teria pedido reforço de 40 mil soldados.

No entanto, o presidente Barack Obama, que já aprovou o envio de milhares de homens para o país, também já afirmou que antes que qualquer nova decisão sobre reforços seja tomada, é preciso traçar uma estratégia para o Afeganistão.

Fonte: BBC Brasil

2 Comentários

  1. Bravo taleban, 50 paises contra esse grupinho, e o caudilho colombiano quer mandar suas Bucha de Canhão tivesse os eua deichado por conta dos Russos nos anos 80 estaria resolvido agora vão ter outro Vietnan eles meressem

Comentários não permitidos.