Zelaya diz que agora é “restituição ou morte”

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse nesta segunda-feira, que ninguém voltará a expulsá-lo de seu país e que seu lema a partir de agora será “pátria, restituição ou morte”. Quase três meses depois de sua deposição, Zelaya regressou a Honduras nesta segunda-feira e se refugiou na embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

“A partir de agora, ninguém voltará a nos tirar daqui. Por isso, nossa posição é pátria, restituição ou morte”, afirmou Zelaya diante dos milhares de simpatizantes que cercaram a embaixada brasileira para comemorar a volta do presidente.

A Frente de Resistência contra o Golpe disse à BBC Brasil que milhares de pessoas estão viajando do interior do país rumo a Tegucigalpa para apoiar a volta do presidente eleito, mesmo com o risco de serem detidos. O governo interino decretou toque de recolher a partir das 16 hrs (horário local) até as 7 horas da terça-feira.

Zelaya disse estar disposto a estabelecer um diálogo com todos os setores do país com o fim de solucionar a crise política instaurada em 28 de junho, quando o líder foi preso, ainda em pijamas, por um grupo de militares e levado ao exílio na Costa Rica.

‘Massacre’

 
Quase ao mesmo tempo, em Caracas, o presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou que a presença da comunidade internacional em Honduras é importante “para evitar um massacre” no país.

“Temos que apoiar a presença de organismos internacionais para evitar um massacre e para que se garanta de maneira pacífica seu retorno (de Zelaya) ao poder”, disse Chávez em transmissão ao vivo pela televisão estatal.

Segundo Zelaya, o secrtário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, chegará a Honduras nesta terça-feira para ajudar a solucionar a crise.

O presidente venezuelano, que se tornou alvo de ataques da oposição hondurenha – defendeu a realização de eleições democráticas, com Zelaya no poder.

“Que Honduras retome seu caminho, vá às eleições (…) e que seja o povo de Honduras que tome a decisão”, afirmou.

Chávez foi um dos primeiros a anunciar, ao vivo, a notícia do retorno de Zelaya a Honduras nesta segunda-feira.

A aliança de Zelaya com o presidente venezuelano por meio da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas) teria levado à ruptura da aliança da direita hondurenha com o presidente eleito, para logo depois derivar na sua destituição, em 28 de junho.

Fonte: Último Segundo

15 Comentários

  1. O BRASIL está CERTO, se é “ilegal” ñ vamos aprovar a atitudes deles, e por essa servidão nossa, essa atitude de macunaíma q estão rosnando p nós, ñ devemos mostrar as garras,até pq estão crescendo + podemos colocar a OEA/ONU como anteparo legal a nossa atitude p fazer valer o respeito as leis internacionais..os ianks estão supressos e caladões. Estão preocupados por nossa atitude no cenário americano; coisa de potencia .Olhe q ainda nem temos misseis de longo alcance, satélite geostacionário em orbita…O sr. Lula está mostrando o valor dessa gente bronzeada do sul maravilha …é esse o caminho.

  2. Honduras se encontra mergulhada num clima de tensão intensificado pelo toque de recolher imposto pelo presidente de fato, Roberto Micheletti, e pela incerteza do que acontecerá ao país depois da volta do presidente deposto, Manuel Zelaya.

    As ruas próximas à embaixada do Brasil estão bloqueadas por militares e policiais de choque, que impedem a passagem, inclusive da imprensa.

    O policial descartou um eventual assalto militar à representação brasileira para tirar Zelaya à força. “É uma embaixada. Temos que respeitar as normas do direito internacional”.

    “Estamos vivendo uma situação de caos total. As forças policiais fazem prisões em massa, mas não informam quem está sendo preso”, revelou Tirza Flores, juíza e membro da Associação de Juízes para a Democracia.

    O pessoal diplomático americano em Tegucigalpa tenta achar uma forma de ajudar a embaixada brasileira, que se encontra sem água e comida e está cercada pela polícia depois de acolher o presidente deposto Manuel Zelaya, declarou nesta terça-feira o porta-voz do departamento de Estado, Ian Kelly.

    “É uma situação muito sensível, não quero entrar em detalhes sobre que tipo de ajuda estamos negociando”, explicou.

  3. Os ianks estão só olhando o “bolo” em o BRASIL se meteu, e rindo mt…+ teram q se envolver tbm em algum momento…els ainda olha tudo abaixo do rio grande como sendo o seu quintal…Espero q o BRASIL Ñ ARREGUE p esses senhores hondurenhos ,violadores da constituição deles mesmos, Vamos continuar observando.

  4. Honduras!!
    Se as FAs do Brasil já estivessem num alto nível de modernização bélica, ainda que não os 100% requeridos, com certeza estaríamos numa situação política externa diferente da atual. Se contassémos já com o exército aeromóvel “pronto” numa situação logística e estratégica asseguradas, dotadas com aqueles equipamentos bélicos, já analisados antes por todos os comentaristas deste Blog, a “Voz da Política Externa do Brasil” seria ouvida de muito longe. Seria a voz inconfudível das armas brasileiras à serviço da garantia internacional da legalidade. Mas nada de segurança estratégica das nossas FAs aconteceu, e parece que isto não vai acontecer tão cedo, uma vez que o Plano Estratégico De Defesa Militar para nossas FAs, é apenas, um plano político num papel oficoal do governo para somar votos. Isto é um pequeno exemplo do muito ruim que poderá acontecer com o Brasil e suas FAs, se não encontrarmos um governo de pulso forte e legítima consciência nacional, para que rapidamente, encontre soluções para nosso fortalecimento e atualização militar do EB, da FAB e da MG. Só faltam os hondurenhos invadirem a nossa Embaixada,e, resgatarem pelas armas este “Jé das coves”. Grande humilhação e vergonha, diante do resto do mundo, o Brasil vaí passar. Ou então, como se está desenhando, vamos correndo chamar os EEUU. Opatriotavelho. Luiz

  5. – JORGE CASTAÑEDA
    Acadêmico, político e intelectual mexicano. Autor de Utopia Desarmada e Che, a Vida em Vermelho.

    “Isso é coisa de república de banana.”

    “Assim sintetiza a crise hondurenha o encarregado da política externa mexicana entre 2000 e 2003, ainda bastante surpreso com a movimentação de venezuelanos, cubanos, nicaraguenses e militantes salvadorenhos da FMLN, que identifica como “babás de Manuel Zelaya”, possivelmente despachado por essa turma para a representação brasileira. E antes que alguém lance pedras em Hugo Chávez, Castañeda oferece uma palavra de cautela: afirma que o serviço de inteligência venezuelano nunca foi acusado, por exemplo, de ter a competência do Mossad israelense. Portanto, arrisca outro palpite, de novo sem meias palavras: diz que o imbróglio de Tegucigalpa tem a marca inconfundível de Cuba. E mais: acha que ditador deposto de país pequeno deveria procurar sua turma e deixar um gigante regional, como o Brasil, em paz. Ao falar em gigante geográfico, atalha com outra crítica. Diz que o Brasil se comporta como anão diplomático. Ou seja, terá que abrir mão do “chopinho” com Chávez, Castro, Ortega e da aversão a tomar posições firmes se quiser ser admitido no banquete dos poderes internacionais. ”

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,gigante-ou-anao-diplomatico,441726,0.htm

  6. Lula diz que “não aceita ultimato de governo golpista” de Honduras.

    Em entrevista coletiva durante a 2ª Cúpula América do Sul-África (ASA) neste domingo (27), Lula disse que o deposto líder hondurenho é “o presidente legítimo de Honduras” e que seu status é “hóspede da Embaixada do Brasil” em Tegucigalpa.

    O Brasil “não aceita ultimato de um governo golpista”, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta ao prazo de dez dias dado pelo Governo de Roberto Micheletti para definir o status de Manuel Zelaya, que está na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

    O governante brasileiro respondeu, assim, ao ser perguntado pelo prazo “não maior de dez dias” dado por Micheletti ao Brasil para que defina o status de Zelaya, que está na sede diplomática brasileira desde que voltou a Honduras, na segunda-feira da semana passada.

  7. Lula diz que “não aceita ultimato de governo golpista” de Honduras.

    Em entrevista coletiva durante a 2ª Cúpula América do Sul-África (ASA) neste domingo (27), Lula disse que o deposto líder hondurenho é “o presidente legítimo de Honduras” e que seu status é “hóspede da Embaixada do Brasil” em Tegucigalpa.

    O Brasil “não aceita ultimato de um governo golpista”, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta ao prazo de dez dias dado pelo Governo de Roberto Micheletti para definir o status de Manuel Zelaya, que está na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

    O Itamaraty informou hoje que não reconhece como legítimo o comunicado no qual o atual governo de Honduras teria dado um prazo de dez dias para o Brasil definir as condições da presença do presidente deposto Manuel Zelaya na embaixada brasileira localizada em Tegucigalpa. De acordo com a Agência Brasil, o Itamaraty informou que não dará qualquer resposta ao posicionamento do presidente interino Roberto Micheletti, uma vez que o País não reconhece como legítimo o governo instaurado após o golpe que tirou Zelaya do poder.

    Fonte : http://www.estadao.com.br/internacional/not_int441816,0.htm

  8. Ola E M Pinto,
    Gosto de visitar seu blog, mas tenho estranhado voce nao postar nada nos ultimos 6 dias. Gostaria de ve-lo atualizado, com noticias relevantes, como tem sido feito.
    Relativamente ao Zelaya, este “laranja” do Chaves, só está complicando a vida e a reputação de nosso governante que NUNCA sabe de nada, e por consequencia, atingindo nosso país, que nada tem a ver com o problema. Que Zelaya respeite a constituiçao de Honduras e cale-se, como disse o Rei de Espanha ao babaca do Chaves.

    • Salve Rom Zam.
      obrigado pela mensagem, peço desculpas pelo atrazo nas atualizações mas estou com dificuldades em atualizar por conta das minahs férias estou no BRasil e os encontros com os amigos não me tem deixado tempo para o Blog. rsrsr
      tentarei retornar a normalidade o mais breve possível.
      obrigado pela participação, fico feliz por sua opinião a cerca do blog.
      grande abraço
      E.M.Pinto

  9. eguanto o brasil nao for militarmente forte ninguem o respeitara veja so a palhacada do lancamnetos de foguees e uma piada

  10. eguanto o brasil nao for militarmente forte ninguem o respeitara veja so a palhacada do lancamnetos de foguetese uma piada

Comentários não permitidos.