Helicópteros – Acordo prevê transferência de tecnologia para a indústria nacional

O acordo firmado entre o Brasil e a França para o fornecimento de 50 helicópteros EC-725, destinados às três Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea), significará ao país, na prática, a aquisição de novas tecnologias para o desenvolvimento da indústria nacional.

Os detalhes da transferência de tecnologia foram apresentados pela Força Aérea em audiência publicada realizada na semana passada (16/9) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado, em Brasília.

O acordo prevê o acesso a tecnologias nas áreas de produção de estruturas aeronáuticas em materiais compostos, usinagem de ligas de alumínio de alto desempenho, engenharia de aeronaves de asas rotativas (helicóptero), projeto, certificação, integração, desenvolvimento de software para sistemas de missão, sensores, integração de mísseis e veículo aéreo não tripulado (VANT) de asas rotativas.

Por meio de acordo de compensação, empresas brasileiras estarão envolvidas nas seguintes atividades:

01) Produção de displays aeronáuticos e de componentes dinâmicos;
02) Instalação de linha de produção da aeronave EC-725, manutenção de terceiro nível e desenvolvimento de versões operacionais;
03) Produção de estrutura intermediária em composite;
04) Produção de estrutura metálica do módulo traseiro, de painéis em material composto;
05) Produção e suporte de motores;
06) Montagem e suporte de manutenção de piloto automático;
07) Montagem e manutenção de equipamentos aviônicos;
08 ) Desenvolvimento de integração de míssil ar-solo;
09 ) Desenvolvimento e integração de sensor eletroótico;
10 ) Desenvolvimento de simulador de voo;
11 ) Desenvolvimento de helicóptero de pequeno porte;
12 ) Desenvolvimento, integração e produção de sistemas de missão e de proteção da aeronave.

O acordo tem a duração de até 12 anos. Dentro desse período deverão ocorrer as transferências de tecnologias, assim como a produção de partes dos helicópteros no Brasil, a manutenção de componentes e a implantação da linha de produção na Helibrás, entre outras ações.

 Fonte; http://www.defesanet.com.br/fab1/ec-725.htm

5 Comentários

  1. Em minha opinião o Brasil deveria fechar com a França e a Noruega,com transferência de tecnologia.Também deveria fechar um contrato secreto com a Rússia,para transferência e fabricação em território nacional de aviões e helicópteros,pode até parecer muito,mas dentro de pouco tempo,ficariamos completamente independentes no setor militar.As FA’s estão quase desmanteladas,é de urgência reequipa-las.

  2. Em minha opinião o Brasil deveria fechar com a França e a Noruega,com transferência de tecnologia,e secretamente com a Rússia,para transferência e fabricação em território nacional de aviões e helicópteros,pode até parecer muito,mas dentro de pouco tempo,ficariamos completamente independentes no setor militar.As FA’s estão quase desmanteladas,é de urgência reequipa-las.

  3. Bem…acho q agora vai, o Presidente Lula resolveu dá uma equipada nas Forças Armadas…Q boa noticia.Com esta corrida bélica do mundo o Brasil nunca poderia pensar em fica de fora.E vem muita coisa ai pro futuro, aguardem…
    O Brasil deverá ser a 4 potência mundial em economia com a descoberta do Pré Sal e com a Amazônia pra defeder…
    Isso dirigi ao rumo da modernização das Forças em nosso país.
    è Presidente iremos sentir sua falta!!!!

Comentários não permitidos.