Rússia parceira na defesa Anti-aérea????

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, propôs nesta sexta-feira, 18, “explorar” possibilidades para conectar os sistemas antimísseis dos EUA, da Aliança e da Rússia.

Falando sobre sua visão para uma arquitetura global de defesa harmonizada, os comentários do ex-primeiro-ministro da Dinamarca foram feitos um dia depois da decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de cancelar o escudo antimísseis planejado pelo administração George W. Bush para o Leste Europeu, reformulando o projeto.

 “A Otan quer a Rússia como um participante de fato da segurança europeia e internacional”, afirmou Rasmussen, na sede da aliança em Bruxelas. “Nós precisamos da Rússia como um parceiro na resolução das grandes questões de nosso tempo.” Os EUA, a Otan e a Rússia deveriam considerar a integração dos sistemas de defesa antimíssil, defendeu Rasmussen.

 Na Rússia o primeiro-ministro Vladimir Putin elogiou como “correta e brava” a decisão de Washington de engavetar os planos de Bush. O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, descartou qualquer acordo “precipitado” com os Estados Unidos sobre o uso de mísseis. “Se nossos parceiros ouvem algumas de nossas preocupações, nós também estaremos atentos às deles”, notou Medvedev, em entrevista à imprensa suíça, antes de uma visita ao país europeu na semana que vem.

“Isso não significa compromissos nem acordos primitivos”, acrescentou ele, quando questionado se Moscou fez alguma concessão para obter o recuo dos EUA.

Artigos sugeridos por  Konner

Gates confirma mudanças no programa de escudos anti-mísseis.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, anunciou que os escudos anti-mísseis que seriam instalados na Polônia e República Tcheca, como medida preventiva contra possíveis ataques iranianos, serão agora colocados em navios.

O presidente do país, Barack Obama, já tinha anunciado o cancelamento do plano estadunidense de fixar os sistemas em território europeu. Segundo Gates, que participou do desenvolvimento da primeira versão do programa, durante o governo de George W. Bush, o novo plano utiliza tecnologia mais moderna e oferece mais proteção à Europa.

A ideia dos Estados Unidos é investir em tecnologia mais moderna, instalando bases marítimas ao invés de exclusivamente terrestres. A nova configuração dos escudos será baseada em sistemas de interceptação móveis, para que sejam posicionados onde haja a necessidade de defesa.

James Cartwright, vice-presidente da Joint Chiefs of Staff, comissão que reúne os mais graduados das Forças Armadas Estadunidenses, afirmou que o Pentágono pretende manter três navios no Mar Mediterrâneo e no Mar do Norte para proteger o que classifica como áreas de interesse. Caso haja necessidade, mais navios poderão ser deslocados.

Gates disse que os navios a serem utilizados em médio prazo serão equipados com mísseis SM-3 que, segundo ele, dariam flexibilidade para mover o sistema de defesa anti-mísseis dos Estados Unidos para qualquer lugar. O secretário explicou ainda que, até 2015, o plano de defesa entrará em uma segunda fase, com a adoção de uma nova versão do SM-3, conhecida como Block IB, em bases terrestres.

 

Fonte: Estado de São Paulo

5 Comentários

  1. O seja, controlar o sistema de lançamento de misseis dos russos p abater os próprios Rússos , ..e só colocar um cavalo de tróia ..ñ são mt espertos;ou sulgam os Rússos mt burros…se os Rússos aceitarem , acredite e um cavalo de tróia e dos bons; q eles estão dando ao ocidente. Dúvido, ainda + com os inaks envolvidos; td sabem q os mesmos ñ saõ confiáveis , até os Rússos.

  2. O vice-ministro da Defesa russo, Vladimir Popovkin, afirmou à rádio Ekho Moskvy que a atitude de Barack Obama tornou a instalação de mísseis na região de Kaliningrado desnecessária. Popovkin descreveu a decisão de Obama como “uma vitória da razão sobre a ambição”.

    Naturalmente, vamos cancelar contramedidas que a Rússia planejou em resposta, uma das quais era a instalação de mísseis Iskander na região de Kaliningrado”, disse Popovkin. A declaração do vice-ministro foi a mais explícita até agora sobre a intenção da Rússia de abandonar o plano depois da decisão de Obama, anunciada quinta-feira.

    No entanto, Popovkin acrescentou que a decisão final sobre o assunto só pode ser tomada pelo presidente russo, Dmitry Medvedev, de acordo com informações de agências de notícias russas. Medvedev ainda não falou sobre a questão.

    Fonte: Associated Press

    Será que eles irão continuar com esta atitude quando entenderem realmente o que o será feito ??

    [” A ideia dos Estados Unidos é investir em tecnologia mais moderna, instalando bases marítimas ao invés de exclusivamente terrestres. A nova configuração dos escudos será baseada em sistemas de interceptação móveis, para que sejam posicionados onde haja a necessidade de defesa. ” ]

  3. Agr os ianks estão agindo de forma inteligente, e retribuindo os favores Rússos; isso são passos a serem considerados..acho q existe uma esperança p os ianks,assim espero.

  4. ” O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em uma entrevista transmitida neste domingo que sua decisão de cancelar a instalação de sistemas anti-mísseis na Polônia e na República Checa, anunciada na semana passada, não foi determinada pela oposição da Rússia ao projeto. “Os russos não determinam qual a nossa postura sobre defesa”, afirmou Obama na entrevista à rede americana de TV CBS. “Se o subproduto (da decisão americana) é que os russos se sintam um pouco menos paranóicos… então isso é um bônus”, afirmou. ”

    ” O presidente americano disse que seria um bônus se os russos “estiverem agora mais dispostos a trabalhar efetivamente com os Estados Unidos para lidar com as ameaças como os mísseis balísticos do Irã ou os desenvolvimentos nucleares no Irã”, disse. ”

    ” Em um artigo publicado também neste domingo pelo jornal The New York Times, o secretário da Defesa norte-americano, Robert Gates, disse que a posição da Rússia “não teve nenhum papel” em sua recomendação ao presidente Obama para que alterasse o plano. ”

    Fonte: http://www.estadao.com.br/internacional/not_int438108,0.htm

Comentários não permitidos.