Jobim anuncia que decisão do F-X2 será no fim deste mês

Apesar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter declarado na última sexta-feira (11) que a decisão final do F-X2 cabia “ao Presidente da República” e que este não tinha prazo para anunciá-la, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante apresentação hoje para o Congresso, comentou que os senadores precisam ter cautela neste momento, nas avaliações sobre as três propostas dos finalistas do F-X2 e a consequente compra dos aviões de caça porque o contrato só será fechado no fim deste mês de setembro.

A decisão do programa será tomada depois da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentar o relatório final e entregar um ranking com o primeiro, segundo e terceiro lugares entre os concorrentes – o francês Dassault Rafale, o norte-americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet e o sueco Saab Gripen NG. “Por favor, senadores, não vamos antecipar agonias em relação a isso”, disse Jobim.

Fonte: Revista Asas

3 Comentários

  1. O bom , seria o BRASIL pegar as tres tecnológia, pela compra de 50 caças de cada concorrentes, e quem ñ cumprir o contrato, teriamops o direito de fazwer a enganharia reversa…fim de assunto, só teriamos a ganhar.

  2. O vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell durante coletiva de imprensa, em seu país disse que, “não está buscando compradores, mas parceiros” para a elaboração do projeto do caça Gripen NG.

    Segundo ele, caso opte pela proposta sueca – que será apresentada, juntamente com as demais propostas, no próximo dia 21 – o Brasil poderá comprar dois aviões pelo preço de um, conforme oferta dos concorrentes.

    “A grande vantagem para o Brasil seria a possibilidade de integrar constantemente novos sistemas ao caça. A filosofia sueca é de que a célula dure 40 anos. Para manter o caça como top de linha, é fundamental que utilize plataformas que comportem computadores cada vez mais rápidos e softwares sempre atualizados. Essa é a característica mais marcante do Gripen”, explicou o presidente da Saab no Brasil, Bengt Janér.

    Fonte: tp://www.estadao.com.br/noticias/nacional,suecia-oferece-cacas-pela-metade-do-preco-do-rafale,436744,0.htm

  3. carlosargus :
    O bom , seria o BRASIL pegar as tres tecnológia, pela compra de 50 caças de cada concorrentes, e quem ñ cumprir o contrato, teriamops o direito de fazwer a enganharia reversa…fim de assunto, só teriamos a ganhar.

    Em parte eu concordo…mas já daria “para o gasto” uns Gripens NG BR em Santa Maria, uns Rafales no Rio e em Brasília quem sabe…uns Chengdu J-10 da China…e em Manaus uns Su-35…dai todo mundo ia pensar antes de meter com o Brasil, e teríamos muitas parcerias estratégicas no Brasil. E estaríamos a serviço da Paz no Mundo através da posição tomada como um Pais de dimensões continentais que tem recursos naturais que são nossos, mas que estão interligados com o equilíbrio global do Planeta a serviço da Vida e do Homem.

Comentários não permitidos.