Conforme noticiado anteriormente, a marinha Russa considera seriamente a possibilidade de aquisição no exterior de emabracações militares de forma a recuperar o atrazo tecnológico e a obsolência em massa de sua força Naval.
Depois do manifesto interesse em adiquirir navios de Assalto do tipo BPC Mistral de origem Francesa, os Russos estariam agora focando o alvo na sua frota de submarinos. E para atanto, estariam avaliado a aquisição de submarinos alemães do tipo U212, segundo proferiu o próprio ministro da defesa, Anatoly Serdyukov.
Analistas internacionais consideram que a aquisição de submarinos U-212 teria como pano de fundo o interesse russo no acesso à tecnologias referentes ao sistema de propulsão independente, AIP, que utiliza células combustível à Hidrogênio, o qual declaradamente estariam presente nos seus projetos Armour, entertanto críticos desta tese alegam que o sistema AIP Russo teria graves problemas o que teria levado as Autoridades locais a decidirem-se por abreviar tempo, adiquirir um modleo no exterior, estudá-lo e daí desenvolver o seu próprio sistema.
O anúncio vem de encontro as últimas informações de que há um programa de reaparelhamento vigente na Marinha Russa, que necessita substituir 90% dos seus meios navais até 2020, entretanto segundo alguns analistas, a própria Rússia não teria condições de produzir em escala os meios navais de que necessita, e portanto, Moscow seria forçada a recorrera à aquisições no exterior.
Texto Plano Brasil
E.M.Pinto
2 Comments