Brasil e Portugal realizarão ações coordenadas de cooperação na África

Brasil e Portugal

 Brasília, 10/9/09- O ministro da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Severiano Teixeira, em visita nesta quinta-feira (10/09) ao ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, concordou com a proposta de que haja coordenação das ações de cooperação que os dois países realizam na África.

“É natural que os dois países que mais responsabilidade têm na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) concertem suas posições”, afirmou Teixeira. Segundo ele, é preciso que sejam selecionados projetos complementares que atendam prioritariamente aos países mais necessitados, entre os quais encontra-se a Guiné Bissau.

Os dois países concordaram também que Angola deve ser um parceiro nesse esforço conjunto. O ministro Jobim informou que o Brasil enviou recentemente 300 uniformes para as Forças Armadas de Guiné Bissau e mais instrumentos para a banda de música militar. O ministro português destacou no encontro que Brasil e Portugal compartilham de valores comuns que facilitam a ação conjunta das duas nações no cenário internacional.

“O multilateralismo é o cimento político importante para a nossa relação”, sintetizou. Ele manifestou também o interesse de fortalecer a relação bilateral na área de defesa, elevando as relações existentes atualmente entre as forças singulares a um “nível institucional mais vasto”.

No encontro, o ministro Jobim fez uma rápida explanação sobre as mudanças estruturais na área de defesa brasileira e justificou as mudanças com o argumento da imprevisibilidade do futuro distante. “Ninguém sabe o que vai acontecer daqui a 50 anos, quando todos estaremos mortos, mas temos a obrigação de pensar (no que pode acontecer)”.

Teixeira lembrou que ouviu uma das primeiras palestras de Jobim sobre a reestruturação que estava sendo planejada, e que hoje está em curso, durante um seminário no Rio de Janeiro promovido pela Fundação Konrad Adenauer, em novembro de 2007. “Eu vi o extraordinário avanço da política de defesa do Brasil nesses dois anos”, elogiou.

Fonte: Ministério da Defesa

1 Comentário

Comentários não permitidos.