BRASÍLIA – O senador Renato Casagrande (PSB-ES) afirmou nesta terça-feira que o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve ir ao Senado Federal, na Comissão de Relações Exteriores para explicar a polêmica em torno da compra de aviões caças franceses. A confirmação da presença de Jobim, prevista para a próxima quarta-feira (16) às 10h, foi feita por meio de um contato telefônico entre os dois nesta manhã.
“Fiz o convite porque acho importante esclarecer para o Congresso, de fato, saber se há parceria com a França ou não [na compra de caças]”, explicou.
Casagrande defende que as Forças Armadas tenham de “avançar junto com o avanço do Brasil”, o que inclui o aparelhamento adequado da Segurança Nacional para que seja possível manter a postura pacífica do País.
Na noite de terça, o Ministério da Defesa divulgou uma nota à imprensa negando que a compra de caças estivesse concluída. A confusão começou um dia antes quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre uma série de acordos e deu a atender já estava definida com o GIE Rafale a aquisição de 36 aviões de combate.
Durante os discursos do Dia da Independência, o presidente a afirmou que “os acordos em matéria de super computadores e projetos avançados de informática, aeroespacial e nuclear reforçarão nossa competitividade em setores estratégicos de ponta.”
Entre os acordos bilaterais firmados constam a construção de um submarino a propulsão nuclear (com construção intermediária de quatro convencionais) e a de 50 helicópteros de transporte franceses EC-725.
Espero q os mesmos liberem o dinheiro, e vamos criar nosso caça “NATIVO” , SUBs e VLS, p ontem ,srs.