China aprova construção de maior campo solar do mundo

azsolarfarm1
http://www.inhabitat.com/wp-content/uploads/azsolarfarm1.jpg

A First Solar, a maior produtora mundial de células solares, afirmou ter fechado um acordo de dez anos para construir um campo solar no vasto deserto a Norte do Grande Muralha.

O projeto deverá ocupar uma área de 64 km quadrados na Mongólia Interior, um pouco mais do que a área de Manhattan, grande centro urbano de New Yorque, Estados Unidos.

Com uma capacidade produtiva de dois GW, este campo gerará energia  suficiente para iluminar três milhões de lares.

“O potencial é enorme” para projetos como este da China, Afirmou Mike Ahearn, director da First Solar, acrescentando que “o governo chinês está muito mais avançado na àrea de energia solar do que podemos imaginar”.

Ahearn afirmou ainda que um projeto destes nos Estados Unidos teria um custo US$ 5- 6 bi mas que, na China, é mais barato por causa dos custos  reduzidos da mão-de-obra chinesa.

Fonte: Enviado Por Ricardo Carvalho (Portugal).

2 Comentários

  1. Muito interessante este artigo, acho que a China ta mostrando que pode. Acho que a questão salarial é absurda tanto na China como nos EUA ou Europa.
    De um lado um salário passa fome, de outro, salários exorbitantes, fruto de uma política sem controle e solta, baseada em dinheiro fácil e de fácil aquisição exploratória.
    São os dois lados da moeda, capitalismo solto e comunismo arrochador, por isso sempre digo que há espaço suficiente para uma nova ideologia que pode ser algo entre estas duas, fico com o que Lula esta fazendo, um capitalismos democrático ou seja controlado de perto pelo estado.
    Todos nós sabemos que uma criança criada presa, é uma criança triste e vai gerar um adulto revoltado e mau, por outro lado uma criança solta demais, é uma criança sem limites, vai gerar um adulto soberbo, arrogante, disposta a qualquer coisa pra alcançar seus objetivos.
    A China no quesito energia, esta avançando muito, mas esta de um certo modo ultrapassando a barreira ambiental, espero que com esta nova guinada da energia solar eles possa largar de vez os complexos industriais mais poluente e partir para um desenvolvimento mais ecológico. Parabéns pelo artigo, de grande valia.
    Abraço.

Comentários não permitidos.