Lula e Sarkosy assistem ao desfile de 7 de setembro



Brasília, 07/09/2009 – O presidentes do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkosy, assistiram nesta segunda-feira (07/09), ao desfile cívico-militar de 7 de setembro. O desfile, que durou cerca de 2 horas, contou com as participação de unidades militares brasileiras e francesas , escolas civis e militares, grupos folclóricos e atletas brasileiros. Milhares de brasilienses compareceram à Esplanada dos Ministérios para assistir ao evento.

A Esquadrilha da Fumaça brasileira, que todos os anos realiza acrobacias no desfile de 7 de setembro, foi mais uma vez uma das atrações da festa. Este ano, porém, houve outra grande atração: a Patrulha Acrobática da França, composta de voluntários que realizaram manobras e acrobacias nos céus de Brasília.

Em terra, as bandas dos Dragões da Independência, da Polícia do Exército, da Aeronáutica e dos Fuzileiros Navais alternaram músicas marciais e populares. A Marinha exibiu suas aeronaves destinadas a proteger as águas territoriais brasileiras, entre elas o Skyhawk. A Marinha também mostrou ao público, entre outros equipamentos, os carros de combate SK 105 A25, que permite executar tiros precisos mesmo quando em movimento.

Entre os destaques do Exército figura o Regimento Tiradentes, que exibiu o uniforme e os equipamentos (cordas e ferragens) para operações em montanhas. Outros destaques do Exército foram o 17º Batalhão de Fronteira (destinado a defender a área do Pantanal) e o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, único batalhão a utilizar uniforme de caatinga, semelhante à vestimenta do vaqueiro nordestino.

Já a Aeronáutica exibiu o Mirage 2000C, caça supersônico utilizado em combate e em missões de defesa do espaço aéreo brasileiro. Também desfilou o Batalhão de Infantaria de Aeronáutica, o Batalhão Alvorada, que faz a segurança da guarnição da Força Aérea em Brasília.

Além das três forças, também desfilaram as representações da PM do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros e das polícias Federal e Rodoviária. Um dos destaques da PM foi a Companhia de Polícia Militar Ambiental, que atua no policiamento ambiental de áreas urbanas e rurais do DF.

A pirâmide do Batalhão de Política do Exército e o 1º. Regimento de Cavalaria de Guarda, unidade conhecida como Dragões da Independência, constituíram mais uma vez uma das atrações do desfile. Os Dragões da Independência usam uniforme que preserva as mesmas características da data de sua fundação. O Regimento foi criado em 1808, por Dom João VI.

Na parte civil, os ciclistas da organização Rodas da Paz, integrantes do grupo bumba-meu-boi (representado pelo Centro de Tradições Populares de Sobradinho), grupos de frevo (pertencentes à Orquestra Popular Menino da Ceilândia), capoeira (Centro Cultural Raízes do Brasil) e a banda feminina Batalá (grupo de mulheres que tocam samba, maxixe e maracatu) levaram ao público descontração, ritmo e alegria.

Assistiram ao desfile, além de Lula e Sarkozy, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef; os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e das Relações Exteriores, Celso Amorim; os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, Almirante Moura Neto, General Enzo Martins Peri e Brigadeiro Saito; ministros da comitiva francesa; o presidente do STF, Gilmar Mendes, e outros integrantes dos tribunais superiores; membros do Corpo Diplomático e outras autoridades.

Fotos: Élio Sales e Tereza Sobreira
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
Fones: (61) 3312-4070 e 3312-4071

Fonte: Ministério da Defesa