Força Aérea de Israel prova nova versão do helicóptero Black Hawk e quer modernizar seus Apaches

A Força Aérea de Israel (IAF) está submetendo a testes uma nova versão armada do helicóptero Sikorsky UH-60 Black Hawk.

Esta nova versão, desenvolvida conjuntamente pela IAF, Sikorsky e empresas locais, dispõe de um conjunto multi-sensor instalado na proa, um canhão debaixo da fuselagem e quatro novos pontos duros adicionados debaixo das pequenas asas (stub wings) do helicóptero. Esta variante do Black Hawk tem compatibilidade com diversos tipos de armamento, incluindo o míssil anti-carro israelense Spike ER da Rafael Advanced Defense Systems.

Por outro lado, Israel está negociando com a Boeing IDS a conversão de seis helicópteros AH-64A Apache para a versão “D” Longbow. A principal caracteristica do “D” é a dotação de um radar de onda milimétrica para controle de fogo AN/APG-78 instalado na cabeça do rotor principal.

Atualmente, a IAF dispõe de 36 exemplares do Apache “A” e 11 da variante “D”. Três desses aparelhos (dois AH-64A e um AH-64D) foram perdidos durante a Segunda Guerra do Líbano, em agosto de 2006.

Recentemente, o governo estadunidense suspendeu o fornecimento de um lote adicional de seis exemplares do Apache Longbow para Israel por este último ter usado seus exemplares nos recentes conflitos ocorridos na Faixa de Gaza.

Fonte: Tecnologia&Defesa