Guerra ajudou a moldar mundo atual

RICARDO BONALUME NETO

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo 70 anos depois do seu início, a Segunda Guerra Mundial ainda causa polêmicas e está viva na mente dos líderes mundiais. Não resta dúvida de que foi Adolf Hitler o seu principal causador. Mas o líder soviético Joseph Stálin também atacou a Polônia e compartilhou seu território com os alemães. Os soviéticos também tomaram as repúblicas bálticas -Estônia, Letônia e Lituânia- e atacaram a Finlândia.

É compreensível que a memória da guerra nesses países não veja apenas os alemães como perpetradores do conflito. Cada país do planeta viveu uma experiência distinta entre 1939 e 1945. Cada uma delas ajudou a moldar o mundo; a guerra foi o fenômeno mais marcante do século passado.

Isso explica porque mesmo no século 21 os fatos continuam caudatários do maior conflito da história humana.

A Rússia foi o país que mais sofreu em termos de mortos e destruição do território. Foi o esforço de guerra soviético que salvou o mundo. A maior parte das forças armadas da Alemanha estava envolvida em combater os soviéticos. Isso ainda é sentido pelos russos como uma dívida política. E também explica o temor russo de estar cercado por países supostamente “hostis” por quererem integrar a aliança militar ocidental, a Otan.

A China também faz questão de lembrar o sofrimento que os japoneses impuseram ao país -e isso é intensificado pela falta de tato dos políticos japoneses, que não reconhecem os erros dos seus antecessores.

Os alemães reconheceram seus erros, como o genocídio dos judeus. O Japão prefere esquecer a guerra e mesmo não reconhecer seu papel como agressor, como demonstram seus livros escolares, que não mencionam atrocidades nipônicas como forçar mulheres asiáticas a servir de prostitutas, escravizar e matar prisioneiros.

A guerra ajudou a encerrar a era dos impérios coloniais europeus. Com os japoneses tomando colônias de França, Holanda e Reino Unido, caiu a “mística” do homem branco na Ásia. A independência da Índia foi apressada pela guerra.

O Reino Unido deixou de ser uma grande potência, mas o fato de não ter sido ocupado e de resistir bravamente sozinho aos alemães e italianos durante meses fez o país manter um certo “status” diplomático-militar no mundo da Guerra Fria, dominado pelas superpotências, EUA e URSS. Esse legado se nota ainda hoje no papel desempenhado pelos britânicos no Afeganistão e no Iraque.

A derrota militar e a ocupação pelo inimigo marcada por graus variáveis de colaboracionismo, especialmente na França, também é algo que muitos países europeus gostariam de esquecer.

A guerra poderia ter sido evitada a qualquer momento em agosto de 1939, segundo o historiador britânico Richard Overy, autor de um livro sobre o início do conflito. A pusilanimidade em enfrentar Hitler dos líderes das democracias ocidentais, como o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain, entrou para a história política como exemplo do que não se deve fazer.

Fonte: Resenha CCOMSEX

5 Comentários

  1. Ao contrario do que muitas pessoas, que não são historiadoras, dizem a 2ª grande guerra não poderia ser evitada, pois de um lado estavam as correntes ocidentais, que ideologicamente queriam a todo o custo a guerra, principalmente os EUA e Inglaterra.
    Os EUA sabiam que outra grande guerra ia destruir o continente Europeu, trazendo grandes epidemias e pobrezas, não podendo se erguer sozinhos, necessitariam de ajuda externa que só eles poderiam dar.
    A Inglaterra se aliou aos EUA na teoria do tudo ou nada, mas foi prejudicada ao subestimar o poderio alemão e o atraso da entrada dos americanos na guerra.
    O grande golpe articulado, pelo que se pode chamar hoje de Império Anglo-americano, era colocar os alemães num confronto de auto-destruição contra os comunistas, mas o golpe fracassou, pois os russos souberam lidar com o problema.
    A verdade é que existem muitos meandros na história da segunda grande guerra que só o tempo poderá desvendar, poderemos saber então até que ponto o ser humano é capaz de fazer, por ganância de poder e dinheiro, atrocidades com seu semelhante, jogando a beira do holocausto total dezenas de países e milhões de pessoas.
    Os americanos são peritos em afirmar, desde os tempos da independência, que cabe ao vencedor os espólios de guerra e como ninguém souberam conquistar isto, pois estudaram com afinco as histórias das nações, principalmente a do Grande Império Romano.

  2. Se voce pudesse advinhar o que estas três pessoas estão pensando no momento da foto o que voce diria? Eu diria o seguinte:

    – Winston Churchill – Fui traido, me sacanearam, a Inglaterra esta enfraquecida.
    – Josef Stalin – Pensaram que éramos fracos e idiótas, agora vão ver.
    – Franklin Delano Roosevelt – Planejamos bem, o mundo é nosso.

  3. Sr. F.Gonzales, meus parabéns, senão pensaram assim com essas palavras estiveram bem próximos delas; é isso ai; e pobre de nós, que sofremos as consequências dos atos deles.

  4. É a experiencia de 50 anos de vida lendo sobre a história do mundo Carlos. Ninguém vai me dizer que as coisas acontecem por acaso. Antes mesmo de entrar na escola meu pai ja me ensinara a ler e isto aprendi com grande alegria, pois sabia que nos jornais que o velho lia, havia grandes mentiras sendo contadas. A imprensa nunca esteve sob a batuta da democracia e da liberdade, pois ela mesmo nunca foi e nunca será livre, trata-se de uma obra mercantil da oligarquia capitalista. Por isso desde cedo procurei nos livros de história, feitos por historiadores, parte da verdade.
    Um professor de história e advogado, me disse uma vez, que quem diz o que é certo eo que é erado é o rico, ele é que diz se uma obra de arte vale pouco ou vale muito, pouco importando se as populações se agradem ou não, assim é a história, se voce deseja saber a verdade ou parte da verdade, nunca procure em jornais, e sempre procure conhecer, detalhadamente, os dois lados da moeda.
    Abraço.

Comentários não permitidos.