O “Advanced Reentry Vehicle” ou ARV europeu: uma cápsula tripulada europeia


A agência espacial europeia (ESA) declarou recentemente que está a trabalhando no conceito de uma cápsula tripulada lançada apartir do lançador Ariane V.

A EADS assinou com a ESA, a Agência Espacial Européia, um contrato paradesenvolvimento de um “veículo avançado de reentrada”, “Advanced Reentry Vehicle” ou simplesmente ARV.

O veículo deverá ser baseado no ATV que a ESA lançou com sucesso em 2008 e que inclusive efetuou com sucesso o atracamento á estação espacial ISS, este veículo foi desenvolvido para servir de “mula” á estação, transortando suprimentos, entrretanto o ATV na sua versão atual,  nada mais é do que um veículo descartável, que logo após a sua operação é lançado de  volta e se desintegra na atmossféra terrestre.


Ao contrário deste primeiro modelo a sua variante, o ARV, deverá ser capaz de resistir às temperaturas da reentrada e logo, poderá transportar astronautas de regresso à Terra.


Segundo as previsões da ESA, o ARV tripulado deverá efetuar sua primeira missão em meados de 2015 e programado para 2025 a sua operação de reentrada com tripulações humanas…

A demora para o desenvolvimento do ARV pode ser compreendida uma vez que atualmente tanto NASA quanto A ESA efetuam o transporte de tripulações e víveres para a ISS  pormeio dos ocnfiáveis módulos Russos, que tem se mostrado eficientes e econômicos.


Devido a isto fica difícil justificar um incremento no orçamento para o desenvolvimento de um veículo espacial que venha a substituir os  atuais módulos,  fora isto a ESA encontra-se empenhada em uma gama vasta de outros projetos como por exemplo o Aurora, a ambiciosa exploração robótica do Sistema Solar, e o orçamento da agência européia encontra-se de mesma maneira comprometido.

E.M.Pinto

Plano Brasil

Fonte: texto  adaptado do original Quintus

3 Comentários

  1. Muito do mesmo, os ônibus espacial ainda são bem mais seguras é quase uma nave definitiva, se assim posso expressar-me; visto que ,na vida quase nada é definitivo,eles representam o embrião de como tem que se portar uma nave real só falta o motor de lançamento de ida e volta e podendo aterrissar em qualquer aeroporto.

  2. Sim, o amigo está certo, mas ai é onde entra a pesquisa para correção deste “MAL”; que é muito dispendioso, mas insisto; é o muito do mesmo..são naves apolo melhoradas..Os ônibus,por outro lado, podem pousar em terra e em qualquer ponto do planeta , pós a reentrada…como uma nave tem de ser. é bom te-lo aqui também, se bem vindo.

Comentários não permitidos.