Exposição: “O Brasil, a França e o Mar”

A Marinha do Brasil inaugura no Espaço Cultural da Marinha (ECM) a exposição “O Brasil, a França e o Mar”, no dia 2 de setembro, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil.  O Espaço Cultural está situado à Rua Alfred Agache, S/Nº, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Esta exposição mostra diversos aspectos da contribuição francesa, relacionada com o mar, para o Brasil, desde o término das Guerras Napoleônicas, até os dias de hoje.

Apresenta-se “O Brasil, a França e o Mar” em seis módulos principais. O primeiro introduz ao tema da exposição; o segundo mostra o Brasil visto pelos marinheiros franceses; o terceiro, os instrumentos e equipamentos, produtos da tecnologia francesa, para a navegação nos oceanos e sua segurança, na proximidade do litoral; o quarto, a comunicação marítima entre o Brasil e a França; o quinto, a construção naval francesa para a Marinha do Brasil; e o sexto, a transferência contemporânea de tecnologia para a Marinha do Brasil.

Vieram do Museu Nacional da Marinha da França (Musée national de la Marine), de Paris, 17 objetos do acervo francês, graças ao patrocínio da empresa DCNS (Direction de Construtions Navales Services). Esse acervo francês enriquece o conjunto, também exposto, de muitos outros objetos importantes do acervo histórico e cultural brasileiro, sob a guarda da Marinha do Brasil (Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e Diretoria de Hidrografia e Navegação) e do Museu Imperial de Petrópolis.

Destacam-se, entre os objetos mais notáveis dessa exposição: um magnífico panorama da Baía de Guanabara em 1840, com 4,4 metros de comprimento e um metro de altura, que é exposto pela primeira vez, no Brasil, pintado pelo Almirante Pâris, pertencente ao acervo da França; vários instrumentos náuticos de fabricação francesa; modelos de vários navios de guerra, do passado e do presente, da Marinha do Brasil, que foram construídos na França; e o resultado do trabalho dos hidrógrafos franceses que realizaram, no século XIX, o primeiro levantamento sistemático da costa do Brasil, produzindo cartas náuticas para a segurança do transporte marítimo –  “abrindo caminhos no mar” para o comércio internacional, a partir de 1819.

Nau do descobrimento

O Espaço Cultural da Marinha abrirá para visitação pública, também a partir de 2 de setembro, um modelo em escala natural de uma Nau da época dos descobrimentos, com uma exposição sobre a vida a bordo no final do século XV e início do XVI.

Essa Nau estará exposta à visitação, flutuando, atracada ao cais do ECM, somando-se aos navios museus, submarino e helicóptero, já existentes no local, que podem ser visitados todas as tardes, exceto nas segundas-feiras.

O modelo dessa Nau foi construído em 2.000, para as comemorações do quinto centenário do descobrimento do Brasil e entregue à Marinha do Brasil, em 2008, tendo sido adaptado para essa finalidade e decorado, por meio de um projeto do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, que se baseou em fontes iconográficas do século XVI.

Dessa forma, a Nau passa a ter uma utilidade educativa, pois completa como imagem o que é ensinado sobre as Grandes Navegações portuguesas, por meio de palavras, escritas e faladas, nas escolas. Os visitantes, de todas as idades, poderão imaginar, quando estiverem a bordo, a aventura de cruzar os oceanos há 500 anos.

O complexo cultural da Marinha no Rio de Janeiro, do qual o Espaço Cultural faz parte, é visitado por aproximadamente 200 mil pessoas, anualmente, das quais cerca de 40 mil são estudantes, com suas turmas. A Marinha possui ônibus escolares para o transporte de turmas de escolas municipais.

Saiba mais sobre a História Naval

Fonte: Marinha do Brasil

1 Comentário

  1. Temos de fazer outros acordos militares com os frabceses, Rússos e Chineses,é tomar conta ,de perto, de acordos firmados com os francos, eles servem a dois senhores, lembre-se da guerra das Malvinas ; eles passaram os códigos dos misseis aos ianks. Olho neles.

Comentários não permitidos.