Categories
Defesa Tecnologia

Começa a produção do C-5M Galaxy

A Lockheed Martin deu início à produção dos aviões de transporte C-5M Galaxy no último dia 19 de agosto. O programa se extenderá por sete anos e, na verdade, visa a reconstrução de 49 células de aeronaves C-5B/C Galaxy.

Um dos pontos principais do programa RERP (reliability enhancement and re-engining programme) é a substituição dos atuais motores por novos turbofans General Electric F138-GE-100 (CF6-80C2). A células também receberão diversas atuallizações.

No início da fase (low-rate initial production phase) RERP cada aeronaves consumirá 13 meses de trabalho para que todas as modificações sejam feitas. O primeiro C-5M deverá ser entregue à USAF em setembro de 2010. Com o passar do tempo, este período cairá para oito meses.

Dois C-5B e um C-5A já foram convertidos pela Lockheed durante a fase de desenvolviemnto. No mês que vem estas aeronaves passarão por um período de avaliações na Base Aérea de Dover.

Na outra fase do programa de modernização 111 aeronaves C-5AB estão recebendo modificações na cabina, incluindo um novo “glass cockpit”.

Em 2007, por causas dos custos elevados, muitos C-5A não foram incluídos no programa RERP. Esta decisão será estudada novamente para avaliar a possibilidade de incluir mais aeronaves nesta fase.

Fonte: Poder Aéreo