Inovação tecnológica na Omnisys

No final de julho, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) organizou em sua sede em São Paulo (SP), seminário sobre instrumentos de apoio à inovação tecnológica, evento que contou com a participação da Omnisys, importante indústria das cadeias aeroespacial e de defesa brasileiras.

De acordo com os dados apresentados no seminário, desde 2005, o grupo francês Thales, controlador da Omnisys, investiu na empresa R$ 20 milhões para torná-la um de seus centros globais de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Em 2008, a empresa, que tem operações em 9 países, empregava 250 pessoas, sendo 70 técnicos e engenheiros no departamento de P&D. Anualmente, uma média de 15% de sua receita é aplicada em investimentos de P&D.

A Omnisys é provavelmente uma das indústrias nacionais que melhor sabe fazer uso dos programas públicos de financiamento e subvenção econômica, como os da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. No programa de subvenção da FINEP deste ano, na área de Defesa Nacional e Segurança Pública, foi a única empresa que teve mais de um projeto selecionado – foram três ao todo.

Criada em 1997, a Omnisys hoje é atuante nos setores aeroespacial e de defesa, especialmente em sistemas de trajetografia, guerra eletrônica, controle e radares. Na área espacial, a empresa já forneceu subsistemas e componentes para satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e também foi responsável pela modernização dos sistemas de trajetografia e telemetria que equipam os centros de lançamento de Alcântara (CLA) e Barreira do Inferno (CLBI).

Para acessar a apresentação feita na FIESP, clique aqui.

Fonte: Panorama Espacial

2 Comentários

  1. Sacanagem! Além de impedir o surgimento de uma empresa nacional forte neste segmanto, ainda estamos financiando a matriz. Que garatias temos de que não vão embora daqui e nos deixe com o radar na mão?!

Comentários não permitidos.