Farc quer negociar, mas Uribe nega conversa com “criminosos”

BOGOTÁ, COLÔMBIA – Os rebeldes das Farc estão abertos a negociar com o governo da Colômbia se receberem garantias de segurança, declarou o principal comandante da guerrilha em uma entrevista divulgada na quarta-feira.

Alfonso Cano, que assumiu o comando das Farc há mais de um ano, disse à revista local Cambio que os guerrilheiros estão abertos a negociar para encerrar o conflito de quatro décadas.

A campanha de segurança do presidente Álvaro Uribe, com apoio dos Estados Unidos, conseguiu enfraquecer as Forças Armadas Revolucionária da Colômbia (Farc) nos últimos anos. As guerrilhas estão isoladas em áreas remotas e a violência diminuiu, mas as negociações para acabar com a insurgência mais antiga da América Latina ainda parecem estar distantes.

– O que vai determinar isso são as garantias oficiais para um encontro entre o governo e as Farc para acabar com o perigo e a tensão entre os participantes e melhorar as condições para negociar – disse Cano. – Temos que conversar, dialogar, e isso significa espaço e garantias – acrescentou.

Cano afirmou, no entanto, que não houve qualquer contato com o governo de Uribe, que recebeu centenas de milhões de dólares em ajuda dos EUA para combater os rebeldes e o tráfico de drogas que faz da Colômbia o maior exportador de cocaína do mundo.

No passado as Farc foram uma força bem armada que controlava grandes regiões da Colômbia. Hoje foram seriamente enfraquecidas pela perda de seus principais comandantes e por muitas deserções. O grupo, no entanto, segue forte em algumas regiões rurais.

Apesar da declaração, Álvaro Uribe rejeitou a possibilidade de considerar o líder máximo das Farc como um interlocutor legítimo para uma negociação de paz.

– Não podemos transformar os criminosos em legítimos interlocutores. Esse bandido (o líder rebelde Alfonso Cano) está há 40 anos enganando a Colômbia. Ele fala de diálogo, quando o que faz é ordenar assassinatos – disse Uribe.

Tentativas de se chegar a um acordo para libertar mais de 20 soldados e policiais que são mantidos reféns pelas Farc estão estagnadas. Os rebeldes desejam trocar os reféns por guerrilheiros presos. Mas em comunicados recentes, o grupo deixou de se referir a uma região desmilitarizada do tamanho de Nova York que eles exigiam para iniciar as negociações.

Fonte: Resenha CCOMSEX

2 Comentários

  1. Corrupção Não Tem Perdão!!
    Não é nosso propósito comentar assuntos políticos de quaisquer espécies, ainda mais porque, o nosso sistema político em vigor, compreende a escolha direta dos candidatos a cargos eletivos, exercendo cada eleitor seu direito ao livre arbítrio. Por ventura, a má escolha já constitui uma severa punição para a sociedade displicente, pois, as funções do mau político sempre ficarão, vergonhosamente, manchadas por seu exercício indigno e ultrajante à Nação.
    Entretanto, quando esta corrupção envolve desvios ou roubos de dinheiro público, que deixou de ser utilizado, corretamente, em funções ou programas de despesas da Lei Orçamentária, fica uma profunda indignação em nossas consciências de brasileiros. Visto que, serão em princípio, menos recursos financeiros à disposição do Fundo de Reserva Orçamentária/Financeiro para financiar o Plano Estratégico de Defesa Militar do Brasil e da Amazônia, sem mencionarmos outros projetos, igualmente, legais e honestos. E tenham certeza de uma coisa, serão necessários muitos bilhões de reais para seu cumprimento integral, ainda porque, nós não nos armaremos para entrar em guerra com outro país, vamos sim, constituir uma força de despersuasão.Apesar de um prognóstico derrotista de um técnico, publicado num BLOG de defesa, sobre a capacidade da Economia Brasileira, verificamos que o nosso país atravessa uma excelente fase no cenário comparativo internacional. Acho até que, o governo Lula perdeu uma excelente oportunidade para resolver, de forma definitiva, muitos problemas brasileiros, inclusive, o do rearmamento das nossas FAs. Mas, também é verdade, que entre os objetivos do governo Lula não figuram, como prioridade, o fortalecimento militar das nossas FAs. Ao longo das gestões governamentais e sua, (desnecessária) grande estrutura política, os sucessivos governos vêm acreditando, na manutenção eterna da vocação pacifista do Brasil. Esperamos que os nossos vizinhos do continente sul e o grande “Senhor do Norte”, que transborda de ambições econômicas, mantenham este entendimento sentimental e esta posição de compreensão amistosa. Mas, nós, s.m.j. entendemos que é uma exigência do próprio tamanho territorial da Nação, de suas imensas riquezas naturais, de suas responsabilidades com a Sociedade e de seus compromissos com o Povo, fazer com o que as nossas FAs possam, num presente (já) bem próximo, operarem equipamentos bélicos novos, modernos e ultras eficientes. De forma que, constituam, de imediato, uma força de dissuasão, um “convite amistoso para nossos amigos” de fronteiras mudarem de eventuais posturas belicosas. Aliás, esta sociedade deve isto as suas FAs, extremamente dignas e competentes, pois, tantos anos foram passados e as entregamos ao mais puro descaso governamental, somado a insidiosa e vingativa atitude dos governos civis, em função do período ditatorial. Como se os civis brasileiros e os maus políticos da Nação, não tivessem nenhuma culpa nesta história da ditadura militar brasileira. Aliás em 1964, por um índice muito menor de corrupção política e desorganização administrativa, a revolução foi feita!!!!!! Uma coisa deve ser mantida, repetindo mais uma vez, o respeito por nossas instituições sagradas, como nossas FAs.
    Voltando ao Plano Estratégico de Defesa Militar, tão sonhado por alguns poucos brasileiros decentes, gostaríamos de formular algumas análises, embora não seja oficialmente um especialista militar. Em 1º lugar, salários dignos para nossas FAs, também constituem um quesito importante do Plano Estratégico de Defesa, uma vez que, são uma tropa profissional e incorporam especialização obrigatória. Em seguida, a aquisição no mercado militar externo, significará um custo alto para os materiais e equipamentos bélicos, portanto, a criação de nossas Indústrias de Construção de Material Bélico Militar é a melhor saída, mas que seja urgente, urgentíssimo. Os nossos antigos modelos e projetos como os: Urutu, Charrua, Cascavel, Sucuri, Ogum, Tamoio, e Osório, devidamente submetidos à moderna atualização, como por exemplo, sob 8 ou 10 rodas, com blindagens especiais e artilhados com canhões (120mm ou 125mm) magnéticos e sistema de mísseis, contra carros e contra ataque aéreo, ainda seriam as melhores soluções.
    Não poderíamos descartar, através da EMBRAER, da existência de modernos helicópteros de ataque para a proteção de nossos blindados e infantaria transportada. Para a MG seriam também necessários a utilização de navios-patrulhas, bem armados, e submarinos convencionais, para garantia de nossos litorais e praias.Então, resumidamente, poderemos citar, como exemplo, ( mas deve caber a responsabilidade da escolha e respectiva decisão, a cargo dos especialistas das FAs )alguns equipamentos bélicos produzidos “para ontem”, como sejam: submarinos convencionais; navios-patrulhas modernos e preparados para guerra anti-submarina; helicópteros de transportes e de ataque para as três forças, blindados anfíbios, tanques terrestres médios e pesados sobre lagartas, transportes de tropas, e blindados sob rodas (8 ou 10 ) caça-tanques e de escolta, sistema de mísseis de alta eficiência contra carros/aviões/embarcações; sistemas de artilharia com canhões magnéticos para veículos, helicópteros, navios, lanchas de desembarques. E o lógico, até os leigos sabem, quem tiver a garantia dos céus, ganha a batalha, por isso vamos equipar a FAB com modernos aviões de caça.Pode parecer muito, mas não é !!! Basta olhar o tamanho do nosso território com seus diversos cenários. E em termos financeiros, isto quer dizer, que as nossas gestões governamentais devem ter bastante coerência para gastar só o dinheiro necessário aprovado legalmente na Lei Orçamentária.
    As mentes foram feitas para pensar e meditar !!! Mais uma vez, declaramos que corrupção e quaisquer planos de defesa, são incompatíveis sobreviverem.
    Saudações aos patriotas do Brasil, luiz !

Comentários não permitidos.