Mais UH-60L Blackhawk para a Tailândia

A frota de hoje do exército que tailandês real o helicóptero é consiste em TH-300, Bell 206, UH-1H, Bell 212, Bell 412, CH-47D, e UH-60L. Havia uma planejamento visando substituir toda a frota de UH-1H “Huey” por 33 BlackHawks , mas a crise asiatica de 1997 não possibilitou a Tailandia ter orçamento para tanto, o que fez limitar as aquisições do UH-60L a somente 7 unidades para o exercito.

Agora o exercito tailandês decidiu ampliar a frota em 3 unidades. Para tanto o DSCA – Defense Security Cooperation Agency, emitiu comunicado ao congresso americano informando a possibilidade de venda das aeronaves ao exercito.

Além dessa aquisição o Exercito Tailandês – RTA ja lança requerimento para um novo helicoptero de treinamento que substitua sua envelhecida frota de 30 TH-300s. A licitação tem como favorito o Eurocopter EC-120. Espera-se que a encomenda inicial seja de 12 unidades.

Para o proximo ano, a marinha tailandesa deverá receber seus primeiros dois dois MH-60S e a Força Aérea seis unidades. A Força Aérea inclusive prevê a compra de três S-92 na configuração VIP.

Fonte: Blog do Vinna