Marinha do México comprará novas aeronaves

A imprensa mexicana informou na semana passada que a Secretaria de Marina (SEMAR) do México aprovou financiamento para a aquisição de seis aviões produzidos pela divisão espanhola da EADS/CASA. Desse total, quatro seriam da versão de patrulha do modelo CN-235-300M, provavelmente equipados com o sistema integrado de missão EADS/CASA FITS, e os outros dois corresponderiam ao modelo C-295 destinados a tarefas de transporte.

Adicionalmente, a Marinha Mexicana receberá diretamente do governo dos Estados Unidos pelo menos dois CN-235 em sua configuração de patrulha e dotados dos mesmos equipamentos dos exemplares utilizados atualmente pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Por outra parte, o governo estadunidense aprovou um suplemento orçamentário dentro do Plano Mérida de US$ 420 milhões para a entrega de três helicópteros S-70A à Policia Federal Mexicana, e entre seis e sete helicópteros UH-60M para a Marinha. Os UH-60M serão empregados em apoio às operações de infantaria da Marinha e em missões SAR.

Fonte: Tecnologia&Defesa