Sobre as bases Americanas na Colômbia

Como estivemos de férias não podemos fazer a cobertura dos fatos como corriqueiramente, entretanto após a leitura de outros sites e blogs e pude concluir que depois da polêmica gerada após o anuncio da instalação das Bases Americanas na Colômbia e de todo o alvoroço criado pela mídia, novas informações dão conta de que a tempestade parece apenas se tratar de mais um copo de água, ardente pois muitos dos envolvidos parecem enebriados em suas contendas internas.

Após a leitura minunciosa do que foi publicado, fiquei com as seguinte simpressões:

1- Mais uma vez a posição pacifista do Brasil em relação às questões internacionais que rondam o seu entorno, levaram à mais um confronto diplomático que terá consequências graves, demonstrando que nem Colômbia nem os EUA consideram importante a opinião do governo Brasileiro.

2- Os EUA não precisam perguntar a ninguém nem pedir  permissão ou benção para efetuarem os seus planos estrtégicos…  Para não ficar mal na foto, a diplomacia Brasileira “paz e amor eterno”  afirma que não há nada de errado e que o Brasil é até a favor deste tipo de relações, mesmo tendo dito apenas uma semana antes o contrário .

3- Os EUA confirmam mais uma vez as desconfianças dos seus vizinhos quanto ao seu interesse dúbio na região, após a agenda de negociações e aproximações com os seus vizinhos sul amercicanos, adotam as velhas táticas e manobras de dispersão criando novamente um sentimento de antipatia nos demais países da região (que não o Brasil conforme afirmou a diplomacia brasileira) que são claramente contra este tipo de  acordos.

4- A Unasul mostrou-se desnecessária e impotente perante aos interesses da Colômbia e o recado ao governo Brasileiro dado por Uribe demonstram claramente o que pensa o presidente Colombiano, ” até agora só recebemos tapinhas nas costas, mas ajuda mesmo só dos EUA”.

5- Uribe garante assim a sua reeleição e para isto fará de tudo para conseguir o apoio dos EUA, inclusive aceitar a intervenção das Private Company que com o declínio das operações no Iraq e Afeganistão encontrarão na América Latina o local perfeito para se instalarem e operarem, até porque as forças armadas  americanas já não as querem, resta saber se o fim da guerra civil Colombiana realmente interessará a alguém…

6- Uribe atua como aquela sogra que convida o namorado da filha para dormir no quarto com a sua filha, troca as toalhas, arruma a cama e até apaga a luz para os pombinhos, entretanto o genro em questão tem outras sogras e quem pagar mais leva, e neste romance,  o Plano Colômbia mais uma vez faz juz ao nome, pois o genro, esse sim,  tem bem definindo um plano para a Colômbia, é claro, não necessáriamente é aquilo que os  colombianos ou Uribe esperam…

7- O governo Brasileiro mais uma vez parte em defesa de Chavez e sua trupe, na hora H é amigo de todos e só quer ver os primos felizes, mesmo quando estes apontam um revolver um na cabeça do outro, mas antes bate o pé e diz, “sou eu quem mando aqui,” passado alguns minutos, muda o discurso e parte paro  “há desculpe, eu entendi mal”.

8- Os EUA tem um plano para a America do Sul do qual é de desconhecimento geral inclusive do Brasil, o irmão da tal donzela que ficou injuriado ao saber que a sua mãe convidou o “genro querido” para dormir no quarto da sua irmã sem antes o consultar…

9- Chavez por sua vêz faz o papel da filha rebelde que arranjou um namorado das estepes, que nem tá ai para ela, apenas conta com o seu dinheiro para pagar o cinema, sair e beber com amigos e claro, ela é quem paga e tudo mais… No entanto esta filha rebelde acha assim como Uribe que o prometido é um bom partido, tsc, tsc…

10- Chavez mais uma vez tropeça em sua lingua e leva consigo a diplomacia Brasileira que adora cantar de galo tal como ele, mas na hora do aperto corre de um lado para o outro sem saber o que fazer a não ser manter a retórica e o populismo barato e chama afirmando que se a coisa esquentar vai pegar as suas roupas e mudar para a casa do seu perentedido ou ainda pior vai convidá-lo para morar  com a família sobre o mesmo teto (imaginem o balaio de gato que seria a já movimentada  casa da mãe Joana.

10- As bases americanas não ameaçam a soberania dos países Sul Americanos, o que ameaça a soberania são as intenções escusas, digo escusas pois os EUA exigem clareza e sinciridade nas relações com seus vizinhos, entretanto atuam contrariamente aos seus discursos apresentando sem  consulta aos países da região e sem formalidades os seus planos de expansão militar fazendo o que no dito popular chama-se “dar metralhadora para Macaco”, e chavez não se furtará em usar estes argumentos.

11- Os Francese regozijam, dado que a simples hipótese das  3 ou melhor 5, não não, 7, ou serão  9?  10? pode ser 20? bases como foram muito bem justificadas e esclarecidas pelos Americanos e Colombianos, pelo menos convenceram a pragmática diplomacia Brasileira e tivera apenas um efeito. Criou paúra no Planalto, reavivando a desconfiança no cunhado. Se o filho varão da família buscapé já tinha uma quedinha pela amante  francesa, agora sim, é que o FX pode ser sacudido por uma nova onda de conversas de corredor, pois ficou evidente que o acontecido fez tender a balança do FX para o Lado do rafale.

No planalto há quem já abertamente regojite  os verbetes de outrora  na tentativa de fugir da dependência dos EUA,  pocha, logo  agora que o Obama chamou Lula de “o Cara”, sim o cara d ebobo nesta história.

As coisas poderão mudar já que para o Planalto, se a amante francesa não é confiável pelo menos é uma válvula de escape… já tem familiares no Planalto se indagando,  “maldita hora em que fomos tirar o Mangabeira e os Russos da Jogada”…

12 Sacramentando o acontecido, fica mais uma vez demonstrado que os primos ricos do norte não dormem no ponto e que ainda utilizam os velhos métodos  para alcançar os seus objetivos, e sabem o que é pior? é que eles estão certíssimos, até porque os velhos métodos ainda funcionam aqui no terreiro d amãe joana chamada Améric aLatina, quem não aprende somos nós todos os primos pobres da famigerada família…

E o Brasil? o que fazer? nada, o seu velho discurso digno da ave exótica tropical e colorida, o papagaio, só funciona na hora das fotos pois nem sequer surte efeito nos seus primos e irmãs mais próximas.

Mais uma vez a colorida e simpática ave exótica dos trópicos fica de mãos atadas sem poder nem moral, repetindo a velha ladainha histórica do discurso paz e amor sem repercussão nem mesmo nos seus vizinhos mais queridos como o Chavez e sua turma, só faltou.

Bem na foto saiu Obama (o genro querido) que após o jantar, paparicado pela sogra que lhe oferecia incistentemente a hospedagem, na luxuosa casa da luz vermelha, agiu como cavalheiro e não exitou em agradecer ao convite de morar com toda a família da moça, o que desagradou a muitos familiares.

Se a nossa família consegue viver tranquila sobre o mesmo teto?

…Yes we can…


Autor

E.M.Pinto

Plano Brasil

2 Comentários

  1. já está na hora do Brasil mudar ,vejo uma necessidade de uma corrida armamentista em prol da defesa das nossas terras,nossos estudos cientificos em desenvolvimrnto nucleares,nossos testes e aperfeiçoamento para que possamos a ser respeitado mundialmente ,nós temos de tudo o que os outros paises não tem, como dizia o meu velho professor “Brasil pode ser o celeiro do mundo”.Para que nos estejamos preparados se alguem quiser tomar alguma coisa nossa ou invadir nossos territórios estaremos prontos para uma resposta.

Comentários não permitidos.