Como estivemos de férias não podemos fazer a cobertura dos fatos como corriqueiramente, entretanto após a leitura de outros sites e blogs e pude concluir que depois da polêmica gerada após o anuncio da instalação das Bases Americanas na Colômbia e de todo o alvoroço criado pela mídia, novas informações dão conta de que a tempestade parece apenas se tratar de mais um copo de água, ardente pois muitos dos envolvidos parecem enebriados em suas contendas internas.
Após a leitura minunciosa do que foi publicado, fiquei com as seguinte simpressões:
1- Mais uma vez a posição pacifista do Brasil em relação às questões internacionais que rondam o seu entorno, levaram à mais um confronto diplomático que terá consequências graves, demonstrando que nem Colômbia nem os EUA consideram importante a opinião do governo Brasileiro.
2- Os EUA não precisam perguntar a ninguém nem pedir permissão ou benção para efetuarem os seus planos estrtégicos… Para não ficar mal na foto, a diplomacia Brasileira “paz e amor eterno” afirma que não há nada de errado e que o Brasil é até a favor deste tipo de relações, mesmo tendo dito apenas uma semana antes o contrário .
3- Os EUA confirmam mais uma vez as desconfianças dos seus vizinhos quanto ao seu interesse dúbio na região, após a agenda de negociações e aproximações com os seus vizinhos sul amercicanos, adotam as velhas táticas e manobras de dispersão criando novamente um sentimento de antipatia nos demais países da região (que não o Brasil conforme afirmou a diplomacia brasileira) que são claramente contra este tipo de acordos.
4- A Unasul mostrou-se desnecessária e impotente perante aos interesses da Colômbia e o recado ao governo Brasileiro dado por Uribe demonstram claramente o que pensa o presidente Colombiano, ” até agora só recebemos tapinhas nas costas, mas ajuda mesmo só dos EUA”.
5- Uribe garante assim a sua reeleição e para isto fará de tudo para conseguir o apoio dos EUA, inclusive aceitar a intervenção das Private Company que com o declínio das operações no Iraq e Afeganistão encontrarão na América Latina o local perfeito para se instalarem e operarem, até porque as forças armadas americanas já não as querem, resta saber se o fim da guerra civil Colombiana realmente interessará a alguém…
6- Uribe atua como aquela sogra que convida o namorado da filha para dormir no quarto com a sua filha, troca as toalhas, arruma a cama e até apaga a luz para os pombinhos, entretanto o genro em questão tem outras sogras e quem pagar mais leva, e neste romance, o Plano Colômbia mais uma vez faz juz ao nome, pois o genro, esse sim, tem bem definindo um plano para a Colômbia, é claro, não necessáriamente é aquilo que os colombianos ou Uribe esperam…
7- O governo Brasileiro mais uma vez parte em defesa de Chavez e sua trupe, na hora H é amigo de todos e só quer ver os primos felizes, mesmo quando estes apontam um revolver um na cabeça do outro, mas antes bate o pé e diz, “sou eu quem mando aqui,” passado alguns minutos, muda o discurso e parte paro “há desculpe, eu entendi mal”.
8- Os EUA tem um plano para a America do Sul do qual é de desconhecimento geral inclusive do Brasil, o irmão da tal donzela que ficou injuriado ao saber que a sua mãe convidou o “genro querido” para dormir no quarto da sua irmã sem antes o consultar…
9- Chavez por sua vêz faz o papel da filha rebelde que arranjou um namorado das estepes, que nem tá ai para ela, apenas conta com o seu dinheiro para pagar o cinema, sair e beber com amigos e claro, ela é quem paga e tudo mais… No entanto esta filha rebelde acha assim como Uribe que o prometido é um bom partido, tsc, tsc…
10- Chavez mais uma vez tropeça em sua lingua e leva consigo a diplomacia Brasileira que adora cantar de galo tal como ele, mas na hora do aperto corre de um lado para o outro sem saber o que fazer a não ser manter a retórica e o populismo barato e chama afirmando que se a coisa esquentar vai pegar as suas roupas e mudar para a casa do seu perentedido ou ainda pior vai convidá-lo para morar com a família sobre o mesmo teto (imaginem o balaio de gato que seria a já movimentada casa da mãe Joana.
10- As bases americanas não ameaçam a soberania dos países Sul Americanos, o que ameaça a soberania são as intenções escusas, digo escusas pois os EUA exigem clareza e sinciridade nas relações com seus vizinhos, entretanto atuam contrariamente aos seus discursos apresentando sem consulta aos países da região e sem formalidades os seus planos de expansão militar fazendo o que no dito popular chama-se “dar metralhadora para Macaco”, e chavez não se furtará em usar estes argumentos.
11- Os Francese regozijam, dado que a simples hipótese das 3 ou melhor 5, não não, 7, ou serão 9? 10? pode ser 20? bases como foram muito bem justificadas e esclarecidas pelos Americanos e Colombianos, pelo menos convenceram a pragmática diplomacia Brasileira e tivera apenas um efeito. Criou paúra no Planalto, reavivando a desconfiança no cunhado. Se o filho varão da família buscapé já tinha uma quedinha pela amante francesa, agora sim, é que o FX pode ser sacudido por uma nova onda de conversas de corredor, pois ficou evidente que o acontecido fez tender a balança do FX para o Lado do rafale.
No planalto há quem já abertamente regojite os verbetes de outrora na tentativa de fugir da dependência dos EUA, pocha, logo agora que o Obama chamou Lula de “o Cara”, sim o cara d ebobo nesta história.
As coisas poderão mudar já que para o Planalto, se a amante francesa não é confiável pelo menos é uma válvula de escape… já tem familiares no Planalto se indagando, “maldita hora em que fomos tirar o Mangabeira e os Russos da Jogada”…
12 Sacramentando o acontecido, fica mais uma vez demonstrado que os primos ricos do norte não dormem no ponto e que ainda utilizam os velhos métodos para alcançar os seus objetivos, e sabem o que é pior? é que eles estão certíssimos, até porque os velhos métodos ainda funcionam aqui no terreiro d amãe joana chamada Améric aLatina, quem não aprende somos nós todos os primos pobres da famigerada família…
E o Brasil? o que fazer? nada, o seu velho discurso digno da ave exótica tropical e colorida, o papagaio, só funciona na hora das fotos pois nem sequer surte efeito nos seus primos e irmãs mais próximas.
Mais uma vez a colorida e simpática ave exótica dos trópicos fica de mãos atadas sem poder nem moral, repetindo a velha ladainha histórica do discurso paz e amor sem repercussão nem mesmo nos seus vizinhos mais queridos como o Chavez e sua turma, só faltou.
Bem na foto saiu Obama (o genro querido) que após o jantar, paparicado pela sogra que lhe oferecia incistentemente a hospedagem, na luxuosa casa da luz vermelha, agiu como cavalheiro e não exitou em agradecer ao convite de morar com toda a família da moça, o que desagradou a muitos familiares.
Se a nossa família consegue viver tranquila sobre o mesmo teto?
…Yes we can…
Autor
E.M.Pinto
Plano Brasil
2 Comments