Força Aérea Brasileira completa testes de aceitação do primeiro radar PAR modernizado

A empresa ITT Corporation, com sede nos Estados Unidos, informou ontem (05) que foi concluído o programa de aceitação do primeiro radar de aproximação de precisão (PAR – Precision Approach Radar) modernizado, pertencente à Força Aérea Brasileira.

Foram quatro dias de procedimentos e verificações, incluindo logística, controle de qualidade, checks do sistema em condições online e offline, certificação e voos de testes.

O programa identificado pela ITT como Brazil PAR-2000, foi contratado em 2008 e prevê a modernização de quatro sistemas PAR com a finalidade de ampliar suas capacidades e longevidade operacional. O GEIV (Grupo Especial de Inspeção de Voo) da FAB realizou os testes de certificação desse primeiro sistema utilizando suas aeronaves especialmente equipadas para a finalidade.

A Força Aérea Brasileira utiliza os PARs para garantir precisão e maior segurança nas operações de aproximação para pouso em qualquer condição, especialmente de visibilidade, incluindo-se pousos noturnos e situações meteorológicas adversas.

Fonte: Tecnologia&Defesa