Índia lança o seu primeiro submarino nuclear

NOVA DÉLHI (Reuters) – A Índia lançou neste domingo o seu primeiro submarino nuclear, capaz de lançar mísseis, segundo autoridades.

O submarino Arihant, o primeiro de dois que serão construídos com apoio técnico da Rússia, vai passar por testes no mar antes de sua adoção formal em 2015, segundo autoridades da área de defesa.

O projeto é parte de um plano de 2,9 bilhões de dólares para construir cinco submarinos, projeto atrasado durante anos por problemas técnicos, de acordo com autoridades.

O país já têm caças e mísseis capazes de transportar ogivas nucleares.

Especialistas dizem que a Índia moderniza as suas Forças Armadas e foca no incremento da sua força naval, para conter o interesse da China na região.

Os dois países são grandes parceiros comerciais, mas preocupa os indianos o poder militar crescente chinês, à medida que Pequim continua a fornecer armas para Paquistão e Sri Lanka.

“O mar se torna cada vez mais relevante para os interesses de segurança da Índia e precisamos nos adaptar a essa mudança”, afirmou o premiê do país, Manmohan Singh, depois de lançar o submarino para testes.

Fonte: Yahoo

1 Comentário

Comentários não permitidos.