Eurojet como proposta ao LCA Tejas

O consórcio europeu Eurojet está trabalhando para uma oferta de sua turbina EJ200 destinada a equipar o caça leve indiano DA Tejas  apresnetando esta turbina como uma alternativa ao concorrente Norte Americano F404  e o modelo de fabricação própria indiana o motor Kaveri.

A oferta prev~e uam intensa cooperação entre o consórcio europeu e a agência indiana Aeronautical Development Agency (ADA), que por sua vez emitiu um pedido de proposta (RFP) para a Eurojet. A sociedade europeia deve apresentar à ADA sua resposta dentro de 12 semanas. A adequação do EJ200 para a LCA foi confirmada pelo Eurojet ADA  após ter realizado um conjunto abrangente de estudos de viabilidade e cooperacionalidade no ano de 2008.

A Eurojet mantém contratações para a produção de mais de 1.500 motores EJ200, sendo estes destinados a frota mundial de cerca de  707 Eurofighter Typhoon.

O LCA é a aposta Indiana para um caça leve e que ao longo do seu desenvolvimento teve de enfrentar diversos obstáculos, sendo a sua turbina o maior de todos os problemas e por isso as autoridades locais optaram por buscar no exterior uma solução mais rápidada e efeciente, como forma de abrevir o tempo de desenvolvimento do projeto.

Fonte: Flug-revue