Conheça o T-4 MS o projeto do bombardeiro estratosférico da era soviética que serviu de base para o desenvolvimento do família de bombardeiros estratégicos TU-22 e Tu-160 da URSS.
Recentemente veio ao conhecimento do público que chegou-se a avaliar inclusive dois conceitos distintos o de um bombardeiro estratégico convencional ou seja tripulado e uma aeronave não tripulada.
Mais recentemente na ILA 2009 exposição realizada na Turquia, o comandante da Força Aérea Russa afirmou que que aquele país teria em avaliação o desenvolvimento de um novo bombardeiro estratégico que substituiria toda a gama de bombardeiros em uso atualmente naquela arma, a nova aeronave substituiria os atuais Tu-95 Bear, Tu-22 e Tu-160 Black Jack (clique aqui para ler a nossa matéria referente a este anúncio).
O referido programa atenderia pelo acrônimo PAK -DA(Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Dalney Aviatsyi– Future Air Complex for Strategic Air Forces).
Curiosamente mais uma vez o Sukhoi T-4 MS teria sido escolhido como programa base para o desenvolvimento desta nova geração de bombardeiros estratégicos que entre outras características, seriam hypersônicos, voariam ao limear da estratosfera e teriam duas versões uma tripulada e ou não tripulada.
O bombaredeiro estratégico não tripulado continua sendo um sonho da Força Aérea Russa, entretanto o desenvolvimento desta aeronave exigirá avançoes e investimentos gigantescos entretanto não há dúvida de que uma vez que os Russos recuperem sua industria aeroespacial e possam desenvolver este bombardeiro, a Força Aérea Russa terá em mãos uma arma com alto fator de dissuasão.
6 Comments