Arquivos Aéreo: Conheça o Eurocopter EC 175

EC 175

Com estréia mundial na Heli-Expo, Houston, Estados Unidos, o mais novo modelo da Eurocópter o EC-175 veio para brigar por uma fatia considerável do mercado mundial de aeronaves civis, algo que a Eurocopter avalia como um potencial de vendas entre 800 e 1000 aeronaves nos próximos vinte anos.

[Z-15-061215215136__1_3_44.jpg]

Com capacidade para até 16 passageiros, a aeronave situa-se uma categoria intemediária entre o EC-155 (Dolphin) e o EC-225 (Super Puma, versão civil). Entretanto o EC-175 já debutou fazendo sucesso, até o evento a Eurocopter já havia marcado 111 cartas de intenção de compra, vindos de 13 clientes diferentes. O modelo chegará ao mercado com a missão de ser a nova referência no segmento. Em seu projeto, o helicóptero traz tanques de combustível auxiliares instalados abaixo da cabine. Isto aumenta a autonomia da aeronave sem perda de espaço interno.


Sobre o EC-175

O EC 175 é fruto da parceria entre o conglomerado europeu Eurocopter e a empresa chinêsa HAIG, Harbin, China. Foi desde sua concepção projetado para ser um helicóptero multi-propósito e situa-se na categoria dos helicópteros médio peso.

Mercado alvo

O EC-175 foi inicialmente projetado para ser uma aeronave detsinada às operações Off Shore, entretanto a eronave se adequa perfeitamente as funções de salvamento e resgate (SAR) polícia naval (Guarda Costeira) polícia alfandegária, transporte especial (VIP) serviços médicos de emergência, exeutivo e até se vislumbra uma versão militar armada para guerra naval (ASW e superfície) e outra ainda para  operações  terrestre (transporte de tropas e ataque), ambas estas capacitadas à substituir os Eurocopter Pantera, dos quais o exército Brasileiro faz uso em seus batalhões de aviação.

Historico

Em de Outubro de 2004, na ocasião da vista oficial do Presidente francês Jacques Chirac à China, foi assinado um acordo de cooperação que definiu os princípios detalhes para a criação de uma nova joint venture para concepção, desenvolvimento e produção de um helicóptero destinado a entrar em operação em meados de 2010.

Já em fevereiro de 2005 durante a Heli-Expo, o então presidente da Eurocoper Fabrice Bregier formalizou o início do programa de desenvolvimento de um novo helicóptero cuja categoria situava-se entre as famílias EC155 e EC225.

Já em 12 de outubro de 2005 um relatório parlamentar citava a formalização de um acordo celebrado entre a Eurocopter e o seu sócio Chinês, apontando para isso a disponibilização de cerca de 7,5 milhões de Euros em financiamento.

Naquele mesmo ano, em 5 de Dezembro de 2005, nas presenças do Primeiro-Ministro chinês Wen Jiabao e do Primeiro-Ministro francês Dominique de Villepin, foi assinado um acordo de cooperação que abrangia o desenvolvimento do EC175. Nessa altura, foi estipulado um prazo para a conclusão do programa cinco anos a contar de do inicio de 2006.


Segundo as previsões dos fabricantes, o novo helicóptero civil EC-175 deverá fazer seu voo inaugural ainda em 2009, estando previstas as certificações européias e chineses para meados de para 2011, ano previsto para o início da produção em série.

Características.

O rotor do EC-175 é composto por 5 lâmina Spheriflex, o helicóptero foi desenvolido no conceito glass cockpit e para tanto possui quatro mostradores multifunção LCD 15 x 20 cm (6×8 polegadas) e tem ainda a opção de instalação de um visor de missão central, (HUD).

Possui controles digitais automáticos para controle de voo, Automatic Flight Control System (AFCS) e conta com  avançada aviônica de arquitetura aberta baseada nos sistemas presentes no EC225.

A célula foi desenhada para ser resistente a impactos e a aeronave possui uma ampla cabine, com grandes janelas planas. Os tanques de combustível posicionados no piso do helicópetro são igualmente resistentes a impactos.

Os helicópteros foram concebidos para voar e posusar em plataformas sobre condições de Mar 6, e possuem uma alta capacidade de flutuação.

O EC175 será certificado para voos IFR com dois e até para um único-piloto em VFR, a produção será compartilhada 50/50 e cada país terá sua própria linha de montagem.

Fixa Técnica

Tipo: Helicóptero Múltpropósito

Origem: França, Alemanha e China.

Fabricante: Eurocopter AVIC

Dados gerais: Tripulação 2 de missões IFR, 1 para voos VFR Passageiros até 16, compartimento de bagagens 2,35 metros cúbicos

Motorização: 2 motores Pratt & Whitney Canada PT6C-67E, semelhante ao dos motores instalados no AW139 e do BA609, com a nova geração FADEC potência de até 2000 shp

Dimensões: Não há dados disponíveis de momento.

Pesos: decolagem de 6 à 8 toneladas

Desempenho: velocidade máxima 280 km / h

Alcance: 360 km.

Texto original: Plano brasil

Autor: E.M.Pinto