ARGENTINA ANUNCIA PARCERIA COM O CHILE PARA CONSTRUIR AVIÃO MILITAR


A ministra da Defesa da Argentina, Nilda Garré, anunciou hoje a existência de um projeto conjunto com o Chile para fabricar um avião militar de treinamento na Fábrica Argentina de Aviões, recentemente estatizada pela presidente Cristina Kirchner.

Garré também destacou os acordos assinados recentemente com a Embraer para a produção de aviões militares C170 e C190*, para de reposição de frota. A construção das aeronaves será feita na fábrica militar de aviões instalada em Córdoba, centro do país.

A ministra argentina lembrou que “um dos objetivos do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) é a complementação das industrias de defesa entre os países da região, para que se possa prescindir parcialmente do euro e o dólar”.


Sobre o projeto com o Chile, Garré também disse que Santiago “tem o avião Pillan para treinamento, porém necessita modernizá-lo”. Além disso, a ministra argentina considera que há “avanços” com a Bolívia para a construção de tanques de patrulha.

Em entrevista coletiva, Garré anunciou ainda que a partir do dia 1º de julho, o controle de tráfico da aviação civil do país será transferido da Força Aérea à Administração Nacional de Aviação Civil, atendendo à reivindicação de sindicatos do setor da aviação comercial do país.

*Certamente há um equivoco aqui, pois se as aeronaves referidas forem da família E-jets da EMBRAER, E-170 e 190 as aeronaves seriam civis, quem sabe os referidos aviões seriam para o transporte de autoridades, pois ainda não há uma aeronave desta família destinada as funções militares.

1 Comentário

Comentários não permitidos.