VL Mica testado em configuração de defesa de área

No dia 8 de julho, no polígono de tiro do Centre d’Essais de Lancement de Missiles (CELM), em Biscarosse (sudoeste da França), foi realizado o disparo de um VL Mica, de lançamento vertical, configurado para defesa de área. O míssil registrou um impacto contra o alvo, voando a poucos a dez metro cima da superfície do mar, a uma distância de aproximadamente 15km.
O ensaio, realizado como parte do programa SALVE (Sol-Air à Lancement Vertical, ou Superfície-Ar de Lançamento Vertical), foi demonstrar a capacidade do VL Mica de proteger zonas litorâneas contra ataques lançados a partir do mar. O míssil utilizado era dotado de um “seeker” com imageador infravermelho, e foi operado a partir de um Centro de Operação Tático localizado a 6km do lançador.
Esse foi o 15º lançamento consecutivo e bem sucedido do MICA a partir de um lançador vertical, e o teste confirmou a capacidade do míssil e de seus sistemas (modo de guiamento terminal, “seekers” infravermelho e eletromagnético, espoleta de proximidade, etc.).
O evento foi assistido por seis delegações estrangeiras. O VL Mica já foi enco¬mendado em configuração naval por dois clientes de exportação, e um outro cliente o adquiriu na configuração terrestre.

Fonte: Segurança&Defesa

1 Comentário

Comentários não permitidos.