Polícia Federal testa VANT para vigiar fronteira

A Polícia Federal do Paraná está testando a partir desta quarta-feira o VANT que será utilizado na região da Tríplice Fronteira. A aeronave não tripulada é controlada remotamente a partir de uma estação em terra e possui câmeras capazes de fotografar veículos e pessoas a grandes distâncias, alem de operar também durante a noite.

Não foi informado o modelo que está sendo testado, o que só acontecerá na cerimônia oficial no próximo dia 23 de julho que contará com a presença do Ministro da Justiça Tarso Genro. Pelas fotos divulgadas trata-se de um VANT da família Heron da empresa israelense IAI.

O modelo testado tem cerca de 10 metros de envergadura e autonomia de vôo de mais de 20 horas. No total serão três aeronaves do tipo, e que podem operar em diferentes regiões do país, servindo tanto para policiamento preventivo como também para registrar delitos já cometidos como por exemplo fotografar crimes ambientais.

Os testes estão sendo realizados em São Miguel do Iguaçu, região Oeste do Paraná. Quando os testes terminarem e a aeronave estiver pronta para entrar em operação, a base poderá ser móvel, permitindo a vigilância em diferentes regiões do Paraná ou do País.

Segundo a PF, o uso deste tipo de equipamento por uma Polícia é inédito no mundo.

Fonte: DefesaBrasil

2 Comentários

Comentários não permitidos.