Tensão na Coréia: Coreia do Norte dispara dois mísseis de curto alcance

SEUL – A Coreia do Norte, que em maio provocou uma forte tensão internacional ao realizar um teste nuclear, lançou nesta quinta-feira dois mísseis de curto alcance em sua costa leste, anunciaram fontes militares sul-coreanas.  

O primeiro míssil foi disparado às 17h20 locais (5h20 de Brasília) e o segundo às 18h (6h) de uma base próxima do porto de Wonsan, segundo o ministério sul-coreano da Defesa.

A Coreia do Norte anunciou na quarta-feira que realizaria manobras militares durante julho, e pediu ao Japão que não se aproximasse de suas costas no período.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na terça-feira a Pyongyang que não fizesse nada para agravar a situação na região.

O regime comunista disparou um míssil de longo alcance em 5 de abril e realizou um segundo teste nuclear em 25 de maio, antes de disparar vários mísseis de curto alcance, o que provocou protestos da comunidade internacional e a imposição de novas sanções por parte da ONU.

Washington anunciou acreditar na possibilidade de um disparo de míssil de longo alcance norte-coreano em direção ao Havaí, provavelmente em 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos.

Fonte: Último Segundo