Novas embarcações para a Marinha Venezuelana

A empresa espanhola Navantia batizou no dia 24 de junho, em seu estaleiro de San Fernando-Puerto Real, o primeiro dos quatro navios Patrulheiro Oceânico de Vigilância da Zona Econômica Exclusiva (POVZEE) a ser entregue para a Marinha da Venezuela, tendo recebido o nome de Caribe. Posteriormente, foi realizada a cerimônia de batismo do terceiro dos quatro navios patrulheiros de Vigilância Litorânea (BVL), cujo nome escolhido foi Naiguatá.
 
Os POVZEE venezuelanos poderão desempenhar diferentes missões, como as de vigilância e proteção da zona econômica exclusiva, proteção do tráfego marítimo, defesa de interesses estratégicos, operações de busca e salvamento, auxílio a outras unidades e humanitário, controle de contaminação marinha, repressão ao contrabando, tráfico de drogas e migração ilegal, vigilância e obtenção de informações de inteligência operativa do meio ambiente, defesa de superfície e guerra eletrônica passiva.
 
Os BVL desempenharão missões de vigilância e proteção da zona litorânea, proteção ao tráfego marítimo, assistência médico-sanitária a outros navios, luta contra incêndios, combate e controle da contaminação marinha, transporte de pessoas e provisões, operações de busca e resgate, intervenção rápida, apoio a mergulhadores, defesa de superfície e guerra eletrônica passiva.   

O contrato desses oito navios patrulheiros, cuja construção consumirá um total de cinco milhões de horas de trabalhos (1.456.900 para Navantia e 3.580.700 para a indústria auxiliar), foi firmado em 28 de novembro de 2005. As entregas estão previstas para ocorrer entre outubro de 2009 e julho de 2011.

Características técnicas do POVZEE

– Comprimento total: 98,90 metros
– Largura máxima: 13,60 metros
– Calado de projeto:  3,80 metros
– Deslocamento: 2.200 toneladas
– Velocidade máxima:  25 nós

Fonte: TecnologiaDefesa

1 Comentário

Comentários não permitidos.