Jobim fala na CRE sobre estratégia nacional de defesa e desativação da Base de Alcântara

29/06/2009 – 12h42

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participará de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na próxima quarta-feira (01), a partir das 10h, para discutir a Estratégia Nacional de Defesa. Ele deverá esclarecer ainda notícias sobre a desativação da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, em razão de impasse com comunidades quilombolas da região.

A Estratégia Nacional de Defesa, segundo observa o presidente da CRE e autor do requerimento para debater o assunto, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), foi criada em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 18 de dezembro de 2008.

O documento determina aos órgãos da administração federal que considerem, em seus planejamentos, ações destinadas ao fortalecimento da Defesa Nacional. O objetivo é modernizar a estrutura nacional de defesa, com ênfase na reorganização das Forças Armadas, com a reestruturação da indústria brasileira de material de defesa e com uma política de composição de seus efetivos.

O requerimento para debater a situação da Base de Alcântara é dos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

Fonte: Agência Senado, editado pelo blog.

Comentário: segundo pode apurar o blog, aparentemente as informações sobre uma possível desativação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) não possuem fundamento. Convém mencionar que a desativação do CLA implicaria a renúncia do programa de lançadores espaciais, do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Os rumores referentes à desativação provavelmente fazem parte da disputa interna do governo federal em relação à questão dos quilombolas.

Fonte: Panorama Espacial

7 Comentários

  1. É dificil de se acreditar em uma coisa destas…q se transfira os kilombolas é de a eles um dinheiro e melhorias em suas vidas…+ temos de continuar com a Base de Alcantara…é importante p o nosso país , é seu desenvolvimento aereo espacial.

  2. Concordo com vc. mas….e as ongs internacionais, patrocinadas por paises que tem intencoes de naum permitir esse avanco tecnologico brasileiro, irao permitir?!!ate q o governo entao se dipor a tomar uma posicao mais dura sobre o assunto(posicao seria) as ongs vao deitar e rolar pois estao (continuam) vencendo esta batalha….e o Brasil continuara so no “arco e flexa”.!!!
    sds

  3. Vc está certo, tem-se q indenizar à todos e prosseguir na modernização da Base de Alcantara…seria mt estupidez é atrasar , ainda +, o programa espacial nosso; onde vem defesa e comercio…nem pensar…

  4. A China vai remover cerca de dois milhões de moradores para construir uma represa.Agonia de Uma Nação – Enquanto isso o Brasil vai ficando para trás nas pesquisas de lançamento de foguetes, atrás da Índia,Irã, Coréia do Norte e mais recentemente Taiwan lançou míssil de 1000km de alcance e a Indonésia lançou um foguete..Índia , China e Japão já estão chegando na Lua.O que se constata são os responsáveis pela segurança, unidade, interesses da nação e de seu desenvolvimento se preocuparem mais com ações demagógicas em detrimento da grande parcela do povo, em todos os quadrantes da Nação, onde sofrem pela falta de educação de qualidade, segurança, saúde. Todos que nasceram ou se estabeleceram no Brasil após a formação do território após 1500, são brasileiros.As castas administrativas promovem ações afrontando a Nação, como se esta fossem terras para filantropias,pois, provavelmente, vivem ou viveram no exterior, desconhecendo os valores morais e o civismo do povo brasileiro.Estão dividindo e distribuindo o Pais,como no caso de Alcantara,que poderiam os moradores(são brasileiros) serem indenizados, como acontece nas desapropriações de interesse publico, de fazendas seculares e vilas de casas, e não prejudicando o desenvolvimento espacial brasileiro.As Nações se fortaleceram pela unidade coercitivas ou não, é histórico. Grupos fortalecidos geram os conflitos, violências e atrocidades objetivando impor suas ambições, conforme ora constatamos pelo mundo.

  5. Tem-se q ter determinação, indenizar, + ñ parar o país é seu progresso q vai tbm beneficiar os quilombolas…firmeza com respeito e empatia. O BRASIL precisa do VLS , da Base de Alcantara..e bemestar p/ todos.Já basta a demora no lançamento do VLS e do satélite de vigilância das nossas fronteiras e mares…Afinal, o q está ocorrendo?

  6. e galera este pais tudo acontece,quem maanda aki e ongs,isso causa indgnacao raiva,o pais de politicos atrasado cegos,estupidos

  7. Senta o cacete nesses quilombolas.
    Não quer sair por bem, manda as ONGs cuidarem deles em outro canto.
    Que coisa ridiculo, atrasar o progresso de 190 milhões, por causa de meia duzia de desocupados.

Comentários não permitidos.