IY626: Avião de cia aérea do Iêmen cai em Comores com 153 a bordo

MORONI – Um Airbus A310-300 do Iêmen com 153 pessoas a bordo, incluindo 66 franceses, caiu no mar quando se aproximava do arquipélago de Comores, no Oceano Índico, em meio ao mau tempo nas primeiras horas de terça-feira.

O governo do Iêmen confirmou nesta terça-feira o resgate de um sobrevivente do avião acidentado. Ibrahim Abdourazak, uma autoridade no centro de crise em Comores, disse que o sobrevivente é uma menina de 14 anos de um vilarejo no centro do arquipélago no oceano Índico.

Em entrevista coletiva, o vice-presidente da aviação civil iemenita, Mohammed Abdel-Rahman Abdel Qadir, confirmou que as equipes de salvamento deslocadas ao local já recuperaram alguns corpos dos destroços do avião.

Dois aviões militares e um navio franceses deixaram as ilhas de Reunião e Mayotte, no oceano Índico, para ajudar nas buscas. “Os aviões viram destroços no suposto ponto de impacto”, disse Ibrahim Kassim, uma autoridade do organismo regional de segurança aérea ASECNA.

A autoridade aeroportuária de Paris disse que 66 franceses estavam a bordo do avião, que percorria o trecho final de um voo que levava passageiros de Paris e Marseille para Comores, via Iêmen. Um grande número de iemenitas também estava a bordo.

O trecho Paris-Marseille-Iêmen do voo da Yemenia foi percorrido em um Airbus A330. Em Sana, os passageiros que se destinavam a Comores trocaram de aeronave, embarcando no A310 que acabou caindo.

Ainda não se sabe as causas que provocaram a queda do avião, um Airbus A310-300, que partiu de Sana às 18h45 (12h45 de Brasília), mas se sabe que uma tempestade se intensificava no momento do acidente e que o vento soprava a 61 km/h.

O aparelho caiu no Oceano Índico, a cerca de 30 quilômetros de seu destino, o aeroporto de Moroni. Vários helicópteros e duas embarcações de guerra franceses trabalham na zona em busca de sobreviventes ou destroços do acidente.

Este é o segundo Airbus a cair no mar no último mês, após o acidente com o Airbus A330-200 que voava do Rio de Janeiro a Paris quando se acidentou no oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo em 31 de maio. Um relatório preliminar sobre esse acidente deve ser divulgado na quinta-feira.

Fonte: Último Segundo

…Uma criança foi encontrada com vida nesta terça-feira, perto do local onde um Airbus A310 da companhia aérea Yemenia caiu, no Oceano Índico.

Relatos iniciais davam conta de que a menina tinha cinco anos de idade, mas informações ainda não confirmadas sugerem que ela poderia ser mais velha.

O avião levava pelo menos 142 passageiros a bordo, além de 11 tripulantes, e havia decolado de Sanaa, no Iêmen, com destino a Moroni, em Comores. Segundo a Marinha francesa, a aeronave caiu cerca de 30 minutos antes de aterrissar, 15 km ao norte do arquipélago africano.

Autoridades de aviação do Iêmen anunciaram ter retirado do mar pelo menos cinco corpos de possíveis ocupantes do Airbus A310. O avião caiu por volta da 1h51 desta terça-feira (hora local, 19h51 da segunda-feira em Brasília)…

Fonte: BBC Brasil