Submarino russo da classe ‘Severodvinsk’

No final de julho a Rússia iniciará a construção do segundo submarino nuclear da classe “Severodvinsk”, informou Vladímir Piálov, chefe da indústria de desenho naval Malakhit. O segundo submarino do Projeto 885 (Yasen), terá a quilha batida nos estaleiros Sevmash, em 24 de julho, na véspera do Dia da Armada, declarou Piálov.

A festa da Armada na Rússia é celebrada no último domingo de cada julho, que neste ano será no dia 26. Piálov informou que o submarino se chamará Kazan, em homenagem à capital de Tartaristán, uma das repúblicas que compõem a Federação Russa.

Também disse que o submarino inicia a série de novos submarinos de ataque de propulsão nuclear, equipados com mísseis de cruzeiro de longo alcance.

O Severodvink, é o primeiro submarino da classe “Graney”, classificação russa de Projeto 885. Poderá desenvolver velocidades de 16 a 31 nós e submergir a uma profundidade de até 600 metros. Terá uma tripulação de 90 homens, incluídos 32 oficiais. Seu deslocamento será entre 8.600 e 13.800 toneladas, comprimento de 119 metros, 13,5 metros de boca e 9,4 metros de calado. Ao menos 6 submarinos da classe “Graney” serão construídos no prazo de 8 anos.

A Rússia aos poucos vai recuperando seu Poder Naval também com a construção de novos submarinos estratégicos e agora submarinos de ataque, que vão rivalizar com a classe “Virginia” americana. O Projeto 885 é baseado na classe “Akula” e na “Alfa”.

A construção do primeiro submarino começou em 1993, mas foi interrompida por falta de verbas. Em 2003 foram recebidos recursos adicionais e o trabalho no submarino pode prosseguir. Planeja-se que duas unidades estejam operacionais antes de 2015.

Esses novos submarinos representam o estado-da-arte. São menores que os “Akula”, mas terão maior poder de fogo e serão mais discretos. O armamento incluirá até 24 mísseis de cruzeiro 3M51 Alfa SLCM, SS-NX-26 Oniks SLCM ou o RKP-55/SS-N-21 Granat/Sampson SLCM. Será equipado também com 8 tubos de torpedos, minas e mísseis antinavio RPK-7 SS-N-16 Stallion.

Fonte: Poder Naval