Crise em Honduras:Lula diz que Brasil não aceita novo governo em Honduras

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou, nesta segunda-feira, o que considera um golpe de Estado em Honduras. Segundo ele, a única saída para o país é a democracia. “Não há meio termo. Temos que condenar esse golpe”, disse, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, foi detido por um grupo de militares no último domingo, horas antes de o país iniciar uma consulta pública para reformar a Constituição, o que daria ao presidente a possibilidade de reeleição. Zelaya foi derrubado em um golpe orquestrado pela Justiça e o Congresso e executado por um grupo de militares que o expulsaram para a Costa Rica, provocando uma condenação mundial unânime.

“Não podemos aceitar ou reconhecer qualquer novo governo que não seja o do presidente Zelaya, porque ele foi eleito diretamente pelo voto, cumprindo as regras da democracia. E nós não podemos aceitar mais, na América Latina, alguém querer resolver o seu problema de poder pela via do golpe”, afirmou Lula.

Para Lula, Zelaya deve retomar a presidência de Honduras. O presidente brasileiro alertou ainda que essa é a “única condição” para que o Brasil possa estabelecer qualquer tipo de relação com o país. “Se Honduras não revir a posição, vai ficar totalmente ilhado no meio de um contingente enorme de países democráticos”, disse.

Novo governo

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, prepara a equipe para governar o país nos próximos sete meses, até o fim da legislatura, ao mesmo tempo que Manuel Zelaya busca a partir da Nicarágua o apoio dos colegas da América Central para recuperar o poder que perdeu em um golpe de Estado.

Um funcionário do Congresso leu uma carta com a suposta renúncia de Zelaya, que em San José desmentiu de modo veemente a renúncia. “Eu nunca renunciei e nunca vou usar este mecanismo enquanto for presidente eleito pelo povo”, declarou Zelaya.

Fonte: Último Segundo

2 Comentários

  1. Acho que o nosso Presidente (e vários outros de países sul americanso, vamos incluir o Obama,) precisa ler um pouco mais antes de falar bobagens. Será que ele não tem acessores, já que não é dado a leitura. A constituição de Honduras (exemplar nesse aspecto) veda qualquer tentativa de alterar a Constituição, com o intuito de lograr mais um mandato presidencial. É crime essa tentativa, e por si só já vale a destituição. Então, quem queria dar o golpe era o Presidente hondurenho e não os militares, que cumpriram ordem constitucional de vetar o plebiscito para mudar a cConstituição. (Mania das republiquetas sulamercanas.
    Seria muito bom tomar como exemplo a postura do judiciário e legislativo daquele país e acabar com esse desejo sulamericano de perpetuação no poder.

Comentários não permitidos.