O Comando da Aviação do Exercito Brasileiro (CAvEx), cuja sede está atualmente sediada na Base Aerea brasileira de Taubaté, estado de São Paulo, anunciou a proxima efetuação de testes com uma versão modificada de ataque do helicoptero militar multimissão Aérospatiale/Eurocopter AS-365K (HM-1) “Pantera” atraves de acordos de cooperação assinados com a Helibras, industria aeronautica brasileira controlada pela industria aeronautica franco-alemã Eurocopter.
A versão de ataque do “Pantera” poderá estar armada com uma metralhadora calibre .50mm e com um lançador de foguetes Avibras Sbat-60.
A Aviação do Exercito Brasileiro dispoe atualmente de um total de 32 helicopteros “Pantera”, sendo que no CAvEx de Taubaté estão sendo operados pelo 1º Batalhão “Falcão” de Aviação (1º BAvEx), pelo 2º Batalhão de Aviação (2º BAvEx) “Guerreiro” e o 3º Batalhão de Aviação (3º BAvEx) “Pantera”, unidade esta ultima em fase de transferencia para a Base Aerea brasileira de Campo Grande (BACG), situada no estado do Mato Grosso do Sul.
Uma outra unidade da Aviação do Exercito Brasileiro aparelhada com os “Pantera” é o 4º Batalhão de Aviação (4º BAvEx) “Coronel Ricardo Pavanello”, unidade atualmente sediada na Base Aerea brasileira de Manaus (BAMN), estado do Amazonas.
Fonte: Aeroworoldnews
Se é p equipar nossa FAs ,ótimo. estamos cercados de “problemas”.. q vão estourar;é devemos nos prepararmos pos mesmos.O negocio é “quando”.