Aluna da 7ª série da Escola Tenente Rego Barros é destaque em Olimpíada Internacional de Matemática

i0962514370754102

Rafaela Gonçalves Bacelar, aluna da 7ª Série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rego Barros (ETRB), coordenada e mantida pelo Comando da Aeronáutica, é a única brasileira a figurar entre os 100 melhores alunos portugueses que participaram da competição de matemática “Olimpíada Internacional Canguru sem Fronteiras”, na categoria “Estudante”, que teve mais de 20 mil inscritos.

 

A competição surgiu na França em 1991 e tem por objetivo disseminar a matemática entre jovens e adolescentes em todo o mundo. Na edição de 2009, as provas realizadas em março reuniram mais de 65 mil pessoas de 42 países divididos em cinco categorias correspondentes ao ano escolar.

O professor de matemática e grande incentivador de competições acadêmicas da instituição, Luiz Otávio Maciel Miranda, explica que esta olimpíada é uma das maiores do mundo e tem o diferencial de realizar uma avaliação inteligente, com enunciados sintéticos e analíticos com questões de raciocínio lógico e pensamento rápido. “A prova tem 30 questões de múltipla escolha com diferentes níveis de complexidade. Os alunos tem apenas 1h30 para resolver as questões sendo penalizados com -25% para cada erro. Ou seja, é uma competição muito difícil onde tempo é curto e não se pode errar”, explica Miranda.

 “Me sinto muito feliz e recompensada por este resultado. Principalmente pelo apoio dos meus amigos, que até resolveram estudar mais com meu exemplo. Sempre adorei matemática e espero poder trazer outras vitórias para o meu país”, revela Rafaela, uma jovem meiga que sonha ser juíza.

“Em se tratando de uma disputa internacional com fortes candidatos europeus, o Brasil ficou muito bem colocado com uma aluna da nossa escola, aqui de Belém, entre os melhores de Portugal, o que demonstra a qualidade do ensino assistencial da Aeronáutica, que coleciona prêmios ao longo dos dez anos que participa deste tipo de disputa”, comemora o Diretor-Geral da ETRB, Guaraci Cardoso Soares.

Só em 2008, foram obtidas 20 medalhas no Concurso de Oceanografia; quatro medalhas de bronze e duas de prata nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica; seis medalhas de bronze e 35 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática; uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Informática; duas medalhas de prata e 12 de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica; uma menção honrosa no Desafio Nacional de Geografia, dentre diversas outras.

Do Brasil, as únicas escolas participantes junto à organização do evento em Portugal foram a ETRB e uma instituição de ensino de Londrina – PR, que foram vinculadas ao distrito de Coimbra para poderem participar da competição. A ETRB participou no nível Benjamin (7ª e 8ª Série) e Cadete (9º ano) com 174 e 29 alunos respectivamente.

Nota do Blog.

Parabéns a Rafaela, é com orgulho de um ex-estudante do Colégio Tentente Rego Barros de Belém do Pará que felicito a estudante seus familiares e professores. saudades daquela escola e uma boa lembrança que levo comigo.

Agradeço ao 1º COMAR pelo desprendimento na manutenção desta excelente escola que ao longo dos anos tem mantido o seu elevado nível, preparando e dando o oportunidades para os jovens estudantes.

relembro aos leitores a matéria

Escola assistencial da FAB é a melhor do Pará no ENEM pelo quarto ano consecutivo

 

E.M.Pinto

Fonte: Força Aérea Brasileira

 

5 Comentários

  1. Rafaelinha, parabéns!
    Estou muito orgulhoso com seu sucesso e dedicação aos estudos.
    Um grande beijo do seu tio.

  2. PARABÉNS PELO FEITO RAFAELA,ESPERO QUE FUTURAMENTE EU TAMBÉM POSSA FAZER PARTE DA ETRB,POIS ESTOU ESTUDANDO PARA PASSAR NO CONCURSO QUE DESTINA UMA VAGA PARA PROFESSOR DESTA INSTITUIÇÃO.UM ABRAÇO A VOCÊ E CONTINUE ESTUDANDO, PORQUE SOMENTE COM ESTUDO E DEDICAÇÃO SE CONSEGUE VITÓRIAS TÃO IMPORTANTES EM NOSSAS VIDAS,BOA SORTE.

  3. AAAI Rafaelaa, parabens!! Tambem sou la do Rego, e nao consegui passar nessa…mas tbm, tava bem dificil… parabens mesmo, a galera aqui ta orgulhosa!!

  4. Parabéns Rafaela, a você em especial e a seus pais e professores que com certeza contribuiram com sua vitória.Todo sucesso associado ao “Rêgo Barros” deixa-me feliz, pois ela faz parte da minha história de vida. Que Deus continue te mostrando o caminho para o sucesso. Abraços.

  5. Estou feliz em estudar nesta ecola, pois todos os alunos são unidos, todos os alunos tem a possibilidade de ser alguém na vida.

    Daniel Lima(6ªA3)

1 Trackback / Pingback

  1. Fique por dentro Escola » Blog Archive » Aluna da 7ª série da Escola Tenente Rego Barros é destaque em …

Comentários não permitidos.